Carlos Drummond de Andrade

sexta-feira, 9 de abril de 2021

Livro: O Retorno

 

Autor: Nicholas Sparks
Editora: Arqueiro
Ano: 2020
Páginas: 288


"Existe uma hora certa para o amor?”

Trevor Benson, ex cirurgião da Marinha, não estava planejando voltar para New Bern, uma cidadezinha na Carolina do Norte. Porém, após ouvir as últimas e enigmáticas palavras do avô no leito de morte, ele decide passar um tempo na velha casa que herdou.

Decidido a cuidar das colmeias da propriedade, Trevor nem pensa em se apaixonar, pois além de estar em tratamento para o transtorno de estresse pós traumático, depois de um grave acidente; ele sente que precisa desvendar o mistério que paira sobre as últimas palavras desconexas de seu avô.

Enquanto organiza, conserta e moderniza alguns detalhes da residência e cuida da produção de mel, revê e conhece um pouco a vizinhança, ele relembra com carinho as memórias que tem do seu avô, mas fica cada vez mais intrigado com as duas pessoas misteriosas que atraem sua atenção, por motivos distintos: a bela auxiliar de xerife Natalie e a adolescente introvertida Callie.

Trevor se apaixona à primeira vista por Natalie, mesmo não desejando um novo relacionamento. Natalie se sente atraída e interessada, porém deixa muito claro que não quer, ou não pode se envolver; há sempre uma sombra de tristeza em volta dela; mas ele não consegue se afastar. Qual segredo pode estar escondendo a bela Natalie?

. Enquanto isso, outro mistério ronda Trevor, e este parece diretamente ligado aos enigmas das últimas palavras de seu avô, Callie, que supostamente era amiga do seu avô, famoso por acolher e ajudar abandonados e desafortunados, sejam cães ou pessoas. É nítido que ela esconde muito mais que aparenta e que, embora não ceda, precisa realmente de ajuda. Callie e Carl estariam ligados, qual seria o motivo? 

Nessa jornada para desvendar segredos, Trevor vai descobrir o verdadeiro significado do amor e do perdão e aprender que, para seguirmos em frente, muitas vezes é preciso retornar para onde tudo começou."

A narrativa é em primeira pessoa, e sempre sob o ponto de vista de Trevor. Então fiquei bem envolvida com o desenrolar da trama. Ao longo da leitura, fiquei me perguntando o que tanto atormentava a vida de Natalie. Imaginei inúmeras hipóteses , mas o que realmente aconteceu, foi inesperado para mim. Uma grande surpresa, eu diria.

E temos Callie, o que pode ter acontecido na vida desta menina, para que ela viesse se esconder em uma cidadezinha do interior, longe da família? Logo fica evidente que ela está fugindo. Mas do quê? Ou de quem? O que o avô de Trevor tem com isso?

Com sua escrita envolvente, o autor nos apresenta um drama familiar, uma história de amor, uma pitada de mistério, e escreveu essa história fascinante; que nos faz refletir sobre o amor, será que existe a hora certa para acontecer? E se não acontece no momento que a gente quer que aconteça, é por que não é a pessoa certa?

Só lendo você poderá desvendar todos esses mistérios. Então vamos lá, leia!!!

“As pessoas são complexas, a vida raramente se desenrola da forma como imaginamos, e as emoções podem ser contraditórias.” (pág. 138).


6 comentários: