Carlos Drummond de Andrade

quinta-feira, 1 de outubro de 2020

Filme: O Menino que descobriu o Vento


 

Lançamento: março de 2019

Elenco principal:

Maxwell Simba como William Kamkwamba;

Chiwetel Ejiofor como Trywell Kamkwamba;

Aïssa Maïga como Agnes Kamkwamba

Categoria: drama


A história O menino que descobriu o vento ocorre em Malawi, na África, caracterizada por condições difíceis de vida e marcada pela miséria, fome e descaso de governantes.

O garoto William Kamkwamba, é um menino inteligente, autodidata, com anseio de aprendizagem, mas que acaba sendo expulso da escola, pela falta de pagamento da mensalidade (estudar no vilarejo era luxo para poucos). Ele não aguenta mais ver sua família e seus amigos passarem por tantas dificuldades.

Entretanto, ele não desiste, com a ajuda do professor, ele tem acesso aos livros na biblioteca simples da Escola, para pesquisar sobre como gerar eletricidade através energia eólica.

 A população sobrevivia da plantação, portanto a chuva intensa, seguida de uma seca ferrenha inviabiliza a produção rural e compromete a plantação de novas safras, iniciando um período de miséria e fome na região.

Sem ajuda do governo, as pessoas lutaram por comida, realizando saques em casas que possuíam estoques de grãos e em galpões que faziam a venda de alimentos a preços altos.

Neste contexto, William utiliza seus conhecimentos sobre engenharia e eólica cria um moinho de vento capaz de acionar uma bomba para captura de água do poço. A engenhoca foi feita  utilizando uma bicicleta velha de seu pai e sucata de um lixão. Através desta inovação, a água bombeada permitiu a irrigação da plantação e contribuiu para salvação coletiva do povo de Malawi.  

No filme William aparece em várias cenas consertando rádios e motores, como quem quisesse consertar a própria vida. A arma para isso: o conhecimento. É inspirador, em tempos tão difíceis que estamos vivendo, em que universidades brasileiras passam por cortes do governo federal, ver a força da EDUCAÇÃO. Ela é transformadora e, talvez isso não seja do interesse dos governantes, que só querem “passar a boiada”.

Mesmo em um ambiente inóspito ele buscou o conhecimento,  demonstrou persistência, resiliência, autoconfiança e esperança.

NUNCA DESISTA DOS SEUS SONHOS, mesmo em momentos difíceis, use as  ferramentas usadas pelo menino William. 

 

 O filme é baseado na história do jovem africano que ganhou o mundo por meio de um livro autobiográfico lançado em 2009. Dez anos depois, a narrativa inspirou o filme original da Netflix O menino que descobriu o ventodirigido pelo britânico Chiwetel Ejiofor (12 Anos de Escravidão), que interpreta o pai de Kamkwamb no longa.




Para saber mais:

https://www.netflix.com/br/title/80200047

http://www.adorocinema.com/filmes/filme-259993/criticas-adorocinema/



4 comentários: