Carlos Drummond de Andrade

sexta-feira, 2 de outubro de 2020

Livro: Como eu era antes Você

 

Autora: Jojo Moyes
Edição: 

Editora: 
Intrínseca


Aos 26 anos, Louisa Clark não tem muitas ambições. Ela mora com a família, sem muitas ambições, ela trabalha como garçonete num café, um emprego que ela adora e que, apesar de não pagar muito, ajuda nas despesas. E namora Patrick, um triatleta, que se dedica mais ao esporte que no namoro dos dois, aliás, ela também se acomodou nessa relação.
Quando o café fecha as portas, Lou se vê obrigada a procurar outro emprego. Sem muitas qualificações, a ex-garçonete consegue trabalho como cuidadora de Will Traynor; um rapaz que viu sua vida mudar completamente ao ser atropelado por uma motocicleta, que o deixou tetraplégico. Inteligente, culto, porém extremamente mal humorado; sem vontade de viver, ele tem um pensamento recorrente de como acabar com essa tortura que se tornou sua vida.

O que Wil não imagina é que a chegada de Lou vai trazer cor e alegria à sua vida, nenhum dos dois faz ideia do quanto um vai mudar a vida do outro.

Lou e Wil começam a fazer atividades juntos: como assistir filmes, passear nos pontos turísticos da cidade; com o passar do tempo ele começa a se abrir com ela; contando como ele era antes: um advogado conceituado, rico, tinha uma vida bem intensa: entre negócios, viagens, namorada e amigos; e como tudo se perdeu de repente.  A cada hora que passa com ele Lou aprende mais, como uma pessoa pode ser inteligente, engraçada e generosa, mesmo em uma situação terrível, e ele vai se deixando contagiar pela alegria e espontaneidade daquela jovem tão peculiar.

A ligação entre os dois vai se tornando cada vez mais intensa, Lou passa a planejar  cada dia uma atividade nova e feliz para que Wil se sinta vivo novamente, enquanto isso, ele mostra para ela sua própria capacidade de fazer coisas novas, e experimentar novos ambientes, sair da sua zona de conforto e querer mais da vida.

Até onde será que um pode influenciar o outro, será Lou capaz de tirar da cabeça de Wil um pensamento recorrente?

 


Essa não é uma história clichê, onde a mocinha e o mocinho terminam felizes para sempre, mas uma história de um amor que nasceu em um momento extremo da vida, onde não é mais possível planejar o futuro juntos, mas guardar para sempre os momentos vividos juntos, quando a alma se despe de qualquer vaidade, uma entrega absoluta e intensa; onde o amor é generoso e mais forte do que um amor “felizes para sempre”.

 

Você pode assistir o filme, que é lindo, com uma trilha sonora maravilhosa.

6 comentários: