Carlos Drummond de Andrade

sexta-feira, 7 de agosto de 2020

Escolas Literárias brasileiras

 Escolas Literárias Brasileiras


        O que são Escolas Literárias?

A Literatura é tradicionalmente dividida em Escolas Literárias. Essa divisão também pode ser conhecida como Movimentos Literários ou como Estilos de Época. Dessa forma, a matéria se torna mais didática para os alunos.

A Literatura Brasileira pode ser dividida em duas formas: Escolas Literárias da Era Colonial e Escolas Literárias da Era Nacional. A Era Colonial representa toda a literatura produzida no Brasil Colônia, quando ainda não possuíamos uma identidade literária, tendo em vista a grande influência da cultura europeia, principalmente de Portugal. 

A Era Colonial é representada pelas seguintes Escolas Literárias:

·         Quinhentismo (de 1500 a 1601);

·         Barroco (de 1601 a 1768);

·         Arcadismo (de 1768 a 1808); 

Entre os anos 1808 e 1836 há um período de transição. 

Já a Era Nacional reúne toda a produção literária pós-período de transição, ou seja, de 1836 até a literatura contemporânea. Nela predomina a vertente estética, iniciada após os esforços dos primeiros escritores em construir nossa autonomia literária, criando assim uma literatura genuinamente brasileira, livre da influência europeia.

A Era Nacional é representada pelas seguintes Escolas Literárias:

·         Romantismo (de 1836 a 1881);

·         Realismo e Naturalismo (de 1881 a 1922);

·         Parnasianismo (1882 a 1922)

·         Simbolismo (de 1893 a 1922);

·         Pré-Modernismo (1902 a 1922)

·         Modernismo (de 1922 a ...);

·         Tendências contemporâneas.

Há também algumas Escolas Literárias europeias que não chegaram ao Brasil, mas que, além de influenciar a Literatura Brasileira, costumam cair no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). São elas:

·         Trovadorismo (1189 a 1418);

·         Humanismo (1418 a 1527);

·         Classicismo (1527 a 1580).

Era Colonial 

As Escolas Literárias da Era Colonial refletem a influência da literatura portuguesa, afinal surge com o descobrimento do Brasil e dura até alguns anos antes da sua independência.

Veja abaixo um breve resumo sobre cada uma delas. 

Quinhentismo (1500-1601)

Essa Escola Literária se resume a toda e qualquer produção feita em 1500, na época do descobrimento do Brasil. O que marca o Quinhentismo é a carta que Pero Vaz de Caminha escreveu ao rei de Portugal relatando tudo que se passava no Brasil e suas riquezas.

Os textos desse movimento literário são de caráter informativo e de caráter pedagógico. É por isso que o Quinhentismo também é chamado de Literatura Informativa. Porém o Quinhentismo se destaca na Literatura Jesuíta através dos sermões com intenção de catequizar os habitantes brasileiros da época, ou seja, os índios. 

      .  Leia o resumo completo sobre o Quinhentismo

Barroco (1601-1768)

Enquanto no mundo havia uma crise do homem com a igreja, essa Escola Literária aparece com a intenção de reconciliar o homem com a fé. Era comum encontrar o uso de imagens contrastantes como o crepúsculo (dia/noite) e a aurora (noite/dia). O Barroco é caracterizado pelos detalhes, pelo exagero e pelo rebuscamento. 

Para diversos pesquisadores o Barroco constitui não apenas um estilo artístico, mas todo um período histórico e um movimento sociocultural, onde se formularam novos modos de entender o mundo, o homem e Deus.

·         Leia o resumo completo sobre o Barroco

Arcadismo (1768-1808)

Essa Escola Literária é marcada principalmente pela simplicidade dos temas abordados. Tem como características principais a exaltação da natureza e linguagem simples. O Arcadismo é conhecido por se opor ao estilo barroco, inspirando-se em preceitos do Iluminismo.

·         Leia o resumo completo sobre o Arcadismo

Era Nacional

As Escolas Literárias da Era Nacional são caracterizadas pela autonomia da literatura brasileira, pois o país, nesse momento, já é independente.

Veja abaixo um breve resumo sobre cada uma delas.        


Romantismo (1836-1881)

Essa Escola Literária se caracteriza pelo tema do amor constante e do sofrimento e, também, pela subjetividade e a liberdade formal. Muitos autores desse período eram jovens e morreram cedo.

No Brasil, o Romantismo é dividido em 3 fases. A 1ª é conhecida como fase nacionalista e indianista; a 2ª é marcada pelo egocentrismo e pelo pessimismo; a 3ª é marcada pela liberdade. Aprenda mais sobre elas lendo nosso resumo completo sobre o Romantismo. 

·         Resumo completo sobre o Romantismo

Realismo (1881-1922)

O Realismo é um movimento cultural e literário que surgiu no século XIX em oposição ao Romantismo. É uma Escola Literária que usa linguagem clara e objetiva e tem como temática principal os problemas sociais da época.

O Naturalismo e o Parnasianismo surgiram na mesma época que o movimento realista, e apesar do Naturalismo ser parecido com o Realismo eles têm algumas características que os diferem. Saiba quais são elas lendo nosso resumo completo sobre o Realismo. 

·         Resumo completo sobre Realismo


Naturalismo (1881-1922)

O Naturalismo é uma Escola Literária conhecida por ser a radicalização do Realismo, baseando-se na observação fiel da realidade e na experiência, mostrando que o indivíduo é determinado pelo ambiente e pela hereditariedade.

O Naturalismo, apesar de ter origem no Realismo, possui linguagem mais próxima da coloquial e temática mais polêmica. Saiba quais são as outras diferenças entre essa Escola Literária e o Realismo. 

·         Resumo completo sobre Naturalismo

Parnasianismo (1881-1922)


Nessa Escola Literária a liberdade formal do Romantismo era desprezada e a busca pela perfeição era exaltada. O Parnasianismo também é conhecido como Neoclassicismo devido ao fato de ter resgatado alguns valores presentes no Classicismo. 

·         Resumo completo do Parnasianismo

Simbolismo (de 1893-1922)

O Simbolismo foi um movimento artístico e literário que surgiu na França, ao final do século XIX, como oposição ao Realismo, ao Naturalismo e ao positivismo da época. Movido pelos ideais românticos, estendendo suas raízes à literatura, aos palcos teatrais, às artes plásticas

·         Veja o resumo completo do Simbolismo


Pré-Modernismo (1902-1922)

Nessa Escola Literária começa a surgir um olhar crítico aos problemas sociais do Brasil e um nacionalismo crítico começa a aparecer. O Pré-Modernismo rompe com o academicismo, além do que é marcado pela marginalidade das suas personagens.

Alguns estudiosos não consideram o Pré-Modernismo como uma Escola Literária, pois ele tem obras artísticas e literárias com características muito distintas.

·         Veja o resumo completo do Pré-Modernismo



Modernismo (1922 a ....)

O Modernismo brasileiro é tradicionalmente dividido em três diferentes fases: a primeira fase modernista, também conhecida como fase heroica; a segunda fase modernista, representada pela poesia e pelo romance de 1930, e a terceira fase modernista (alguns críticos literários consideram os escritores da última fase como pós-modernos), também conhecida como a geração de 45. Não há um consenso a respeito de seu término, isso porque muitos estudiosos afirmam que essa fase termina em 1960, enquanto outros definem o fim dessa fase em 1980, ainda há os que consideram que a terceira fase modernista prolonga-se até os dias atuais. Graças a nomes como Manuel Bandeira, Mário e Oswald de Andrade, Carlos Drummond de AndradeGraciliano RamosGuimarães RosaCecília MeirelesMurilo MendesClarice LispectorJoão Cabral de Melo Neto, entre outros, a literatura brasileira pôde, de fato, estabelecer-se como uma manifestação artística genuinamente brasileira, manifestação que contribuiu para a formação de nossa identidade cultural.

Veja o resumo completo do Modernismo

Se quiser saber mais sobre Literatura acesse o Link abaixo:

https://beduka.com/blog/materias/literatura/escolas-literarias/


O que é literatura contemporânea?

 



O que é literatura contemporânea?

A literatura contemporânea é a que vivenciamos atualmente. Começou após o encerramento do pós-modernismo, por volta da metade do século XX.

A transição de uma escola literária para outra se dá por meio de mudanças no cotidiano de determinada época. Acontecimentos que envolvem a sociedade em geral, e até mesmo a política, fazem com que os movimentos artísticos mudem, com aspectos característicos de cada período.

Sendo assim, podemos afirmar que a literatura contemporânea brasileira é um reflexo dos acontecimentos do momento: o desenvolvimento industrial e tecnológico acentuado e a crise nos meios político e social.

Para saber mais sobre tendências contemporâneas acesse o Site:

https://www.stoodi.com.br/blog/portugues/literatura-contemporanea-o-que-e/

 

Escolas Literárias Europeias

Como falamos, algumas Escolas Literárias não chegaram ao Brasil. Apesar disso, é importante estudá-las já que elas influenciaram a literatura de forma geral. Além disso, é comum elas serem tema do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e de outros principais vestibulares. 

Veja abaixo um breve resumo sobre cada uma delas. 

Trovadorismo (1189-1418)

É o primeiro movimento literário da língua portuguesa. Nessa Escola Literária a poesia e a música se misturam e há 4 tipos diferentes de cantigas: Cantigas de Amor, de Amigo, de Escárnio e de Maldizer. As cantigas do trovadorismo eram carregadas de valores típicos de Idade Média. 

·         Veja o resumo completo do Trovadorismo

Humanismo (1418-1527)

O Humanismo é um movimento intelectual difundido na Europa no século XV e inspirado na civilização greco-romana, que valorizava um saber crítico voltado para um maior conhecimento do homem e uma cultura capaz de desenvolver as potencialidades da condição humana.

·         Veja o resumo completo do Humanismo


Classicismo (1527-1580)

O Classicismo foi um movimento que ocorreu durante o período do Renascimento. Esse movimento tem como principal característica a imitação dos modelos clássicos greco-romanos, o humanismo e a busca pela perfeição.

·         Leia o resumo completo do Classicismo


https://beduka.com/blog/materias/literatura/escolas-literarias/


3 comentários: