Carlos Drummond de Andrade

segunda-feira, 10 de agosto de 2020

Livro: O Mundo de Sofia

                                      O Mundo de Sofia             

Autor: Jostein Gaarder

Ano: 2012
Páginas: 568

Editora: Seguinte
Gênero: Romance da História da Filosofia

 

O Mundo de Sofia narra a história de Sofia Amundsen, que às vésperas de completar 15 anos,  recebe um bilhetes anônimo, com uma pergunta inquietante: Quem é você? Mal sabia ela que aquela era a primeira de muitas correspondências que viriam depois, e que mudariam completamente sua forma de refletir a respeito da existência e do Mundo.

Paralelamente aos bilhetes, ela recebe cartões-postais de um major do Líbano, Albert Knag, destinadas a sua filha Hilde Moller Knag, que Sofia não conhece, mas que tem a mesma idade; ela se sente confusa, sem saber como poderia ser intermediária dessa correspondência.

Ela recebe mais cartas, com mais perguntas e fica cada vez mais envolvida, e ao longo desse contexto intrigante, Sofia começa um curso de filosofia, com Alberto Knox, o mesmo que lhe envia as cartas.

Alberto usa vários recursos, da década de 90, para lhe dar uma explicação sobre a história da filosofia, que vai desde os filósofos pré-socrásticos aos pós modernos, incentivando-a a ser questionadora, passando por Sócrates, Platão, Aristóteles, pela  filosofia da Idade Média, até chegar aos pensadores modernos e contemporâneos, ou seja, lhe é apresentada( e para o leitor também) a história da evolução do pensamento filosófico.

Com o decorrer do tempo, eles passam a se encontrar pessoalmente para ter aulas, e entre um intervalo e outro, Sofia continua recebendo as correspondências escritas por Albert Knag, e tenta descobrir, junto com Alberto, o mistério por trás das cartas.

 

 

 

1 comentário: