Carlos Drummond de Andrade

sábado, 3 de abril de 2021

Domingo de Páscoa

 

Que a Páscoa traga vida nova, saúde fortalecida, fé revigorada, e ao mesmo tempo AMOR para ser compartilhado. Jesus morreu e ressuscitou para mostrar ao Mundo o verdadeiro sentido da VIDA!

Feliz Páscoa!!!!

Que agora mais do que nunca saibamos reconhecer no próximo nosso irmão, que cada um faça sua parte, que se cuide, que respeite os protocolos de distanciamento social. No momento, esse é um gesto de amor!!!!!

História da Páscoa

A Páscoa é uma tradicional comemoração realizada nas religiões cristãs, que relembram a crucificação e morte de Jesus Cristo e celebram a sua Ressurreição. Páscoa foi iniciada pelos judeus e no cristianismo passou a ser comemorada com novo significado. Essa comemoração é realizada anualmente em uma data móvel e os critérios que determinam a data da Páscoa foram estabelecidos pela Igreja Católica no século IV d.C. A palavra “páscoa” deriva do termo pesach, oriundo do hebraico e dos termos pascha do latim e paskha do grego.

 

                               Tradições da Páscoa Cristã

A Páscoa é comemorada dentro do cristianismo de diferentes maneiras e essas variações acontecem por conta das distintas vertentes cristãs que existem.

As diferenças podem ser resumidas pontualmente entre cristãos católicosortodoxos e protestantes (sendo que dentro do protestantismo existe uma gama de vertentes). Em nosso país, a tradição mais popular é a tradição católica.

Acesse também: Conheça a origem de uma das mais tradicionais festas religiosas do Brasil

Data da Páscoa

As pessoas sempre têm uma grande dúvida a respeito de como é determinada a data em que se comemora a Páscoa. A resposta dessa pergunta está no século IV d.C., quando foi realizado o Concílio de Niceia, no ano de 325. Durante esse concílio, as autoridades da Igreja Católica estabeleceram que a Páscoa seria comemorada no primeiro domingo após a lua cheia que acontece após o equinócio de primavera (no Hemisfério Norte). Sendo assim, a Páscoa cristã é comemorada durante o período que fica entre 22 de março e 25 de abril.

A Páscoa também encerra a Quaresma, aquele período de quarenta dias que é iniciado com a Quarta-feira de Cinzas. Na tradição cristã católica, a Quaresma é um período marcado por uma série de jejuns, o jejum da abstenção da carne vermelha é o mais conhecido. É um período também marcado por penitências, quando muito são privados de algo ou realizam algum ato de caridade.

SAIBA MAIS:

https://brasilescola.uol.com.br/pascoa/pascoa-crista.htm

https://mundoeducacao.uol.com.br/pascoa/historia-pascoa.htm

Uma canção para falar ao nosso coração nesta Páscoa.


Ressuscita-me

Aline Barros

Mestre, eu preciso de um milagre
Transforma minha vida, meu estado
Faz tempo que eu não vejo a luz do dia
Estão tentando sepultar minha alegria
Tentando ver meus sonhos cancelados
Lázaro ouviu a sua voz
Quando aquela pedra removeu
Depois de quatro dias ele reviveu
Mestre, não há outro que possa fazer
Aquilo que só o teu nome tem todo poder
Eu preciso tanto de um milagre

Remove a minha pedra
Me chama pelo nome
Muda a minha história
Ressuscita os meus sonhos
Transforma a minha vida
Me faz um milagre
Me toca nessa hora
Me chama para fora
Ressuscita-me

Mestre, eu preciso de um milagre
Transforma minha vida, meu estado
Faz tempo que eu não vejo a luz do dia
Estão tentando sepultar minha alegria
Tentando ver meus sonhos cancelados
Lázaro ouviu a sua voz
Quando aquela…

 Em vista do momento em que vivemos, em meio a essa pandemia, que está devastando vidas no Mundo inteiro, mas principalmente no Brasil.

É muito triste ver e ouvir todos os dias tantos relatos de perdas de  vidas, de pessoas morrendo na fila à espera de UTI, de famílias devastadas pela dor.

Esta canção nos remete em direção à nossa fé, no poder de Jesus em operar um milagre em nossas vidas. Então clamemos a Cristo, que remova esta “pedra” do nossos caminho, pois Ele nos ama, e ouve nossas súplicas.

“Mestre, precisamos de um milagre....




                                                                                                                           


4 comentários: