Carlos Drummond de Andrade

quarta-feira, 14 de abril de 2021

TEXTO SOBRE A HISTÓRIA DE ATALÉIA É REGISTRADO NA REVISTA DO INSTITUTO HISTÓRICO E GEOGRÁFICO DO VALE DO MUCURI

TEXTO RESGATA A MEMÓRIA DO FUNDADOR ANTONIO LEMOS DE SOUZA E DESCREVE A HISTÓRIA DA CRIAÇÃO DO MUNICÍPIO DE ATALÉIA

Antonio Lemos de Souza 

     
(*) Matéria retirada do blog Mundo das Montanhas

     A história da criação do município de Ataléia foi recentemente descrita nas páginas da Revista do Instituto Histórico e Geográfico do Mucuri, periódico pertencente ao Instituto Histórico e Geográfico do Mucuri (IHGM) cuja sede fica na cidade de Teófilo Otoni e que tem por objetivo revelar, conservar e difundir toda a cultura e valorizar a memória desta extensa e importante região mineira localizada na parte nordeste do estado. 

     O texto escrito por Adão Alves Teixeira, juiz de direito aposentado, membro corrrespondente da Academia de Letras de Teófilo Otoni e também sócio correspondente do IHGM, descreve com muita lucidez e com riqueza de detalhes toda a trajetória de seu avô, Antonio Lemos de Souza, desde suas primeiras visitas à região até a criação do povoado e, posteriormente, sua emancipação à condição de município mineiro. Todo o processo de idealização, primeiras execuções e o consequente progresso urbanístico e político da pequena localidade são registrados neste importante texto. Leitura essencial a todos que queiram se inteirar mais sobre a história do município. Antonio Lemos de Souza foi um dos fundadores da cidade juntamente com Vicente Pedroso dos SantosManoel Penedo, que chegou pouco tempo depois, e outros importantes nomes se juntaram aos dois na dura empreitada de transformar seus projetos e sonhos em realidade. E assim se formou a cidade de Ataléia. 

     Adão Alves Teixeira já havia escrito um importante documento histórico sobre o mesmo assunto no livro de sua autoria, intitulado A Família Alves Teixeira que Viu Ataléia Nascer, lançado no ano de 2007. Se tratava de um livro de família, onde dedicou um capítulo à parte para a história da cidade. 

     No texto atual, Adão se debruça mais detalhadamente sobre documentos históricos e depoimentos e resgata com precisão as informações e os pormenores necessários e importantes que nos ajudam a entender a criação de Ataléia. A revista foi lançada em dezembro de 2020 com textos de vários autores. O trabalho com referência à Ataléia se encontra na página 125 da referida edição. Em breve, disponibilizaremos o link da publicação. 

Antonio Lemos - Fundador de Ataléia

Uma das primeiras ruas de Ataléia (Rua Teófilo Otoni)
 
Rua Antonio Lemos (Ataléia-MG) - Março 2021 
Março 2021

Revista do IHGM com texto sobre o município de Ataléia

Página com o endereço eletrônico do IHGM, caso alguém queira entrar em contato para adquirir a revista
(**) A biblioteca da Escola Alnêda possui um exemplar da revista 

Sem comentários:

Enviar um comentário