Carlos Drummond de Andrade

sexta-feira, 22 de janeiro de 2021

Livro: Paradoxo

 Autor: Marcelo Porto

 Editora: Baraúna

Gênero: Ficção científica, ação e suspense

PARADOXO é um thriller de ficção científica ambientado em Salvador. O romance relata a história de João Ventura, um jovem soteropolitano, estudante de física quântica na UFBA, que se torna o principal assistente do Dr. Alberto Prattes, o mais notório físico do País e o único brasileiro a conquistar um Prêmio Nobel de Física em 1969.

Avançando para o futuro, em 2011, no Campus de Estudos e Física Aplicada, construído pelo Dr. Prattes nos armazéns do antigo porto de Salvador, João Ventura e Beatriz Lopes, estudantes de física quântica, tornam-se os principais colaboradores na construção da primeira máquina do tempo, sonho perseguido há mais de quarenta anos pelo famoso cientista. Todos trabalham no projeto, patrocinado por um homem misterioso chamado Arthur York.

 João se oferece para testar a máquina, já que com animais o experimento parecia não funcionar. Mesmo que Beatriz se oponha, ele faz. E dá certo, No primeiro teste com humano, da maior invenção da humanidade, João viaja trinta anos no tempo e depara-se com uma realidade assustadora.

Extasiado com o futuro ele se vê envolvido em uma trama diabólica, em que descobre que Beatriz e o Dr João Prattes foram assassinados durante a experiência que o levou ao ano de 2041.

 Agora, ele conta apenas com a ajuda do cientista Reinaldo Martinelli, que tem antipatia pelos donos do Instituto, os dois vão lutar desesperadamente  contra o tempo para voltar ao passado e salvar os seus amigos. E, para isso, terá que confrontar o maior responsável por tudo: ele mesmo!  Ele não se reconhece no seu eu do futuro. Impossível...Ou não?


 A ficção científica nos leva por caminhos inacreditáveis e nada é mais inacreditável que o final desta história. Há muita tecnologia que fica até difícil imaginar alguns equipamentos. Mas o que João descobre sobre si mesmo é o fato mais surpreendente.

 Li esse livro na velocidade da luz (não resisti a fazer essa piadinha). É muita adrenalina, tudo acontece tão rápido, com altas doses de suspense e ação ininterrupta, em que nada é o que parece ser. Sugiro que você leia, é uma narrativa incrível, e é de um escritor brasileiro! Viva!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário