Carlos Drummond de Andrade

segunda-feira, 7 de dezembro de 2020

 


1.      Comemoração do Natal

É uma data muito comemorada e tradicional na maioria das famílias. É muito comum fazer uma ceia com muitos produtos e receitas populares típicas de Natal. Os ambientes são decorados com enfeites natalinos. Entrega de cartões e músicas natalinas também são muito comuns. A troca de cumprimentos desejando um Feliz Natal e a troca de presentes também são particularidades muito agradáveis.

2.      Celebrações Religiosas

Na maioria das igrejas cristãs sejam católicas ou evangélicas, são feitas celebrações religiosas. Leituras de passagens bíblicas são lidas para todos os presentes, como forma de relembrar a importância do nascimento de Jesus Cristo, e de todo o espírito de amor e de fraternidade, além de enaltecer toda a sua influência na mentalidade cristã.

3.      Papai Noel

A figura do velhinho simpático, de barbas longas e de sorriso engraçado é o principal personagem do Natal. O papai Noel, é um personagem histórico infantil, muito requisitado na maioria dos comércios do ocidente. Pois a sua figura fantasia o imaginário infantil. A história do papai Noel foi baseada na vida de São Nicolau, um arcebispo turco. Um santo da igreja católica que viveu por volta do ano de 300 depois de Cristo, e ficou famoso por levar consigo um saco cheio de brinquedos para doar as crianças. E a lenda do bom velhinho se espalhou por todo mundo e transformando o papai Noel no personagem mais famoso do Natal.

4.      Tradições Natalinas

As principais tradições natalinas, hoje em dia, são o comércio de lâmpadas luminosas, os famosos “piscas-piscas”. A montagem de árvores de natal que na maioria das casas são enfeitadas com adornos, representando o nascimento e a vida, sendo que existem grandes árvores montadas na maioria das grandes cidades. Guirlandas (coroas de natal) são confeccionadas e instaladas nas portas das residências, como forma de representar toda a receptividade para esta data tão especial. Outra tradição é a cor vermelha, ela está presente na maioria dos enfeites.

5.      Amigo Secreto

Fazer a brincadeira do amigo secreto é muito comum no Natal, como forma de confraternização entre um grupo de colegas de trabalho ou de familiares.

6.      Estrelas

As estrelas são símbolos muito presentes nas árvores e nas figuras e sua principal representação é a proteção divina. Assim como na história bíblica, os três reis magos seguiram uma estrela para chegar até a manjedoura onde nasceu o menino Jesus.

7.      Montagem de presépios

É muito comum esta representação na época do Natal. A tradição de montar presépios na época do Natal partiu de um santo da igreja católica, São Francisco de Assis. E essa tradição se espalhou pelo mundo inteiro.

8.      Bonecos de Neve

Nos países de temperatura baixa é muito comum a montagem de bonecos de neves em todos os lugares. Sendo muito comum montar o boneco com a própria neve, cenoura (para fazer o nariz) e galhos secos.

9.      Chester

É uma ave preparada exclusivamente para ser consumida nesta época do ano. Sendo que o chester é um frango com maior quantidade de carne do que o normal, o que o faz um alimento diferente e curiosamente só é vendido e consumido na época do Natal.

10.  Peru

Outra ave que só é consumida no Natal, e que curiosamente é vendida com um apito que faz um barulho quando a carne atinge certa temperatura no forno.

Essas são 10 curiosidades do Natal, sendo que existem muitas outras. O importante é estar com a família e comemorar essa data tão especial!

 



Sem comentários:

Enviar um comentário