Carlos Drummond de Andrade

sábado, 15 de maio de 2021

Filme: Invictus

 Direção: Clint Eastwood

Atores principais: Morgan Freeman e Matt Damon

Gênero: Drama, histórico, biográfico e esportivo

Em 1994, quando se torna presidente da África do Sul, Nelson Mandela (Morgan Freeman) recebe um país dividido pela disputa racial. Enquanto os negros comemoram sua vitória, e sonham com uma nação mais justa para eles, os brancos vivem outra realidade, e têm como símbolo maior de seu patriotismo o desacreditado time de rúgbi. A proximidade da Copa do Mundo, em 1995, faz com que a disputa racial invada os estádios, com os negros torcendo para a seleção da Inglaterra.
Disposto a usar a linguagem universal do esporte para unir seu povo, Mandela pede ajuda ao capitão da seleção africana, Francois Pienaar (Matt Damon). O presidente convoca o jovem e quer que juntos transformem o time de rúgbi em uma seleção competitiva capaz de disputar o título. A união do poderoso líder negro e o jovem esportista branco faz com que a África do Sul consiga uma campanha inacreditável no campeonato, ajudando a dar uma paixão em comum para toda a população do país.

O filme Invictus dá grande ênfase a Nelson Mandela, um dos maiores líderes mundiais de todos os tempos, e a grande estratégia dele para superar os conflitos raciais da população foi apostar no rúgby, esporte considerado verdadeira paixão nacional.

A ideia era que as pessoas se unissem para ganhar o campeonato!O filme Invictus é um grande sucesso do cinema e também um dos melhores em liderança, afinal, ele mostra uma das grandes estratégias de um grande líder: Nelson Mandela!

      INVICTUS

Por William Ernest Henley (poeta inglês)

Dentro da noite que me rodeia
Negra como um poço de lado a lado
Agradeço aos deuses que existem
por minha alma indomável.

Sob as garras cruéis das circunstâncias
eu não tremo e nem me desespero.
Sob os duros golpes do acaso
Minha cabeça sangra, mas continua erguida.

Mais além deste lugar de lágrimas e ira,
Jazem os horrores da sombra.
Mas a ameaça dos anos
Me encontra e me encontrará, sem medo.

Não importa quão estreito o portão
Quão repleta de castigo a sentença,
Eu sou o senhor de meu destino
Eu sou o capitão de minha alma.


1 comentário: