Carlos Drummond de Andrade

segunda-feira, 31 de agosto de 2020

Filme: Pantera Negra


Lançamento Fevereiro de 2018 (Brasil)

DireçãoRyan Coogler

Categoria: Ação, aventura, ficção científica e fantasia

Ator principal: Chadwick Boseman

                                                   Sinopse

“Após a morte de seu pai e rei, o príncipe T’Challa retorna à Wakanda para ser coroado. São reunidas as cinco tribos que o apoiam.  T’Challa ainda conta com Okoye, a chefe da guarda de Wakanda, a irmã Shuri, que coordena a área tecnológica do reino, e também Nakia, a grande paixão do atual Pantera Negra, que não quer se tornar rainha.

Mas Wakanda teve uma parte da reserva de vibranium roubada por Klaue e não pode permitir que o mundo conheça o poder do qual é capaz. Para isso, Pantera e alguns de seus súditos irão atrás do vilão.

Todavia, após a aparição de outro vilão, carregado de mágoas e cicatrizes – em todos os sentidos – a segurança da nação é ameaçada.

Entre as suas habilidades estão: a velocidade, inteligência e os sentidos apurados. Entretanto, quando um velho inimigo reaparece no radar, o talento de T’Challa como rei e como Pantera Negra é testado quando ele entra em um conflito que coloca o destino de Wakanda e do mundo em risco”.

 

Mais do que um filme de super-herói, Pantera Negra discute temas importantes que, em geral, ficam reclusos a debates entre os afetados e negligenciados pela sociedade; como o racismo estrutural velado, a emancipação feminina e a ajuda ao outro, colocando sua exposição em jogo. Ryan Coogler dirigiu o filme de forma que tudo isso fosse exibido de forma leve e natural.


Morreu dia 28 de agosto,  em Los Angeles, na Califórnia, o ator Chadwick Boseman, o astro de "Pantera Negra" no cinema. Ele tinha 43 anos.

Carisma, força, gentileza, Chadwick Boseman teve uma carreira curta, mas sempre brilhou. Antes de seu papel mais conhecido, em “Pantera Negra”, ele representou no cinema vários pioneiros entre os negros americanos.

 






quinta-feira, 27 de agosto de 2020

Livro:Orgulho e Preconceito

 Nome inglês: Pride and prejudice

 Autora: Jane Austen

              


                                                                                                 

Em Orgulho e preconceito, Jane Austen nos apresenta os Bennets: uma família nobre, porém sem posses, composta pelo pai, pela mãe e por cinco moças, todas em idade de se casar e nenhuma com direito a herdar a propriedade da família. Para assegurar o futuro delas, é preciso encontrar pretendentes de boa posição – uma busca que atormenta a senhora Bennet e, consequentemente, a família toda. A chegada de novos vizinhos provoca um alvoroço na vizinhança ao apresentar dois jovens solteiros e abastados: o senhor Bingley, por quem Jane Bennet, a primogênita, logo se apaixona; e o senhor Darcy, um homem orgulhoso que desperta o desprezo de Elizabeth Bennet, a segunda irmã mais velha e heroína desta história. Para viver um grande amor, no entanto, eles terão de repensar suas convicções e reavaliar seus sentimentos. Esta envolvente narrativa traz um enredo repleto de reviravoltas, personagens inesquecíveis e diálogos aguçados.

 As idas e vindas do destino fazem com que Elizabeth e Darcy se encontrem constantemente, os aproximando, derrubando barreiras. Logo Darcy se vê apaixonado, contudo, Elizabeth ainda vê nele um forte preconceito e orgulho, o que o distancia dela, independente do sentimento que ele diz ter. Entretanto, quando o amor é forte e real, é possível superar qualquer problema, e para Darcy, a única forma de tê-la é deixar de falar, e mostrar com ações, o quanto a ama.

O amadurecimento dos personagens, os encontros e desencontros, os diálogos engraçados e as leves críticas sociais feitas à época dão a narrativa um caráter único, envolvente e  delicioso. O Sr. Darcy nos mostra a força do amor, tudo isso de uma forma viva e real. Por ele continuamos a ter esperança no amor, nas mudanças que esse sentimento é capaz de fazer.

Mesmo sendo um clássico a trama é atual, abordando o preconceito de uma forma que perdura até hoje. Com boas doses de emoção, divertimento e inteligência.


Orgulho e Paixão  novela das seis, exibida pela rede Globo e escrita por Marcos Bernstein, é uma transposição para o interior cafeeiro de São Paulo no início do século XX, inspirada nas personagens dos romances clássicos da escritora inglesa Jane Austen  (1775 – 1817) .


De acordo com o site cultura genial:                                                                              Os 19 clássicos da Literatura Mundial que você não pode deixar de ler:             

1.Odisseia, século 8 a.C. – Homero

2.A divina comédia, 1321 – Dante Alighieri

3. Decamerão, 1353 – Giovanni Boccaccio

4. Romeu e Julieta, 1595 – Shakespeare

5. Os Lusíadas, 1572 – Camões

6. Dom Quixote de la Mancha, 1605 – Cervantes

7. Orgulho e preconceito, 1813 – Jane Austen

8. Moby Dick, 1851 – Herman Melville

9. Crime e castigo, 1866 – Dostoiévski

10. Dom Casmurro, 1899 – Machado de Assis

11. A metamorfose, 1912 – Kafka

12. Em busca do tempo perdido, 1913 – Proust

13. O estrangeiro, 1942 – Camus

14. O Pequeno príncipe, 1943 - Antoine de Saint-Exupéry

15. Lolita, 1955 – Nabokov

16. Ensaio sobre a cegueira, 1955 – Saramago

17. O jogo da amarelinha, 1963 – Cortázar

18. Cem anos de solidão, 1967 – García Márquez

19. A hora da estrela, 1977 – Clarice Lispector

 

 Saiba mais sobre eles clicando no link abaixo:                                https://www.culturagenial.com/classicos-da-literatura/

                                                                                       http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/ua000194.pdf

Leitura na íntegra dos clássicos:






sexta-feira, 21 de agosto de 2020

Livro: Diário de uma Paixão

 Autor: Nicholas Sparks

Editora: Arqueiro

Sentado junto a uma janela, enquanto o sol nasce, um senhor já idoso reflete sobre a sua vida: “Não sou nada especial; sou um homem simples, mas amei alguém de todo o coração; e para mim, isso sempre foi bastante”. ( Noah Calhoun).

Na clínica de repouso onde vive, ele se dedica a ler poemas para outros idosos, mas apenas para uma senhora, que sofre de Alzheimer- e somente para ela- ele lê um diário especial, à espera que um milagre aconteça.

Nesse diário está escrito a história  de Allie Nelson e Noah Calhoun, dois jovens que descobrem o verdadeiro significado de uma paixão, mas são separados pelas circunstâncias da vida, como a interferência dos pais de Allie.

Muitos anos depois, já noiva de um bem sucedido advogado; prestes a se casar, ao acaso ela fica sabendo onde encontrar Noah, e não resiste, precisava vê-lo, nem que fosse pela última vez. Assim a vida dá conta de uni-los novamente, e a paixão reacende com a força que só o amor verdadeiro tem.

Allie precisa se decidir, entre manter o rumo estável da sua vida, ou seguir seu coração, se entregar ao verdadeiro amor, correndo todos os riscos.

Enquanto lê o diário, o senhor, que diz se chamar Duke, reconta a história de amor todos os dias, conseguindo às vezes, que a senhora rompa as barreiras da doença, e retome sua verdadeira identidade, alegre e vivaz. E sempre que isso acontece, ele tem certeza, de que o amor relatado naquele diário, é a força mais poderosa do Universo.

 Esta história nos comove pela eternidade e pela intensidade do amor.

Diário de uma paixão foi o primeiro romance publicado por Nicholas Sparks e é uma prova do talento que o consagrou por todo o mundo. Entremeando as histórias de Allie, Noah e Duke, ele construiu um conto romântico que se tornou um verdadeiro clássico

Sobre Alzheimer: É uma doença neuro-degenerativa que compromete as funções cognitivas, causando perda de memória, atenção, orientação e linguagem. Tudo isso afeta as relações sociais, o comportamento e a personalidade do paciente.

O Alzheimer não tem cura, mas tem tratamento e quando diagnosticado logo no início é possível retardar o avanço da doença e controlar seus sintomas. De acordo com a Associação Brasileira de Alzheimer, em torno de 35,6 milhões de pessoas no mundo tem a doença. No Brasil são cerca de 1,2 milhões de casos da doença, muitos sem diagnóstico.

 
Você pode também assistir o filme.

quarta-feira, 19 de agosto de 2020

Filme: Até o último homem

Atores principais:

 Andrew Garfield: Desmond Doss

 Teresa Palmer: Dorothy Schutte

Direção: Mel Gibson

Filme de guerra e drama biográfico

Lançamento: 2016


 O filme é baseado na história real de Desmond Doss, um soldado de combate pacifista, que se alistou no Exército durante a Segunda Guerra Mundial, e recusou-se a pegar em armas; alegando que sua missão era salvar vidas e não tirá-las; por motivos pessoais e religiosos. Entretanto, ele passou por muitos obstáculos em sua vida militar, sendo chacota de outros soldados e até dos seus superiores;  fé e determinação eram seus escudos, até que conseguiu se tornar um soldado( médico) em combate.

Ele foi o único soldado condecorado com a medalha de honra pelo governo americano, porque durante uma batalha sangrenta em Okinawa(Japão), salvou sozinho cerca de 75 soldados  feridos , deixados para trás no alto de um penhasco, quando a tropa bateu em retirada.

Apelo de Doss para Deus quando chegou no limite da exaustão:"Por Favor, Senhor. Me ajude a salvar mais um. Me ajude a salvar mais um..."

Levou sete prêmios na cerimônia do Instituto de Cinema da Austrália, entre eles o de Melhor Direção para Mel Gibson e o de Melhor Ator para Andrew Garfield.



segunda-feira, 17 de agosto de 2020

One Moment in Time

                          One Moment in time ( Um instante no Tempo)


Compositora: Whitney Houston





 

Verbo ou Pronome

                                      Como escrever corretamente



sexta-feira, 14 de agosto de 2020

Tipos de Arte

 12 de agosto: Dia nacional da Arte no Brasil

                      Tipos de arte

 

Revisão por Laura Aidar • Arte-educadora e pesquisadora

Escrito por Rebeca Fuks

A arte é uma forma de expressão humana que existe desde os primórdios. As primeiras manifestações artísticas datam do período rupestre.

Os homens das cavernas já pintavam nas paredes elementos ilustrativos que serviam como forma de comunicação e atividade ritualística. Havia também artefatos escultóricos e danças cerimoniais.

Com o tempo, foram surgindo outras diversas maneiras de se comunicar artisticamente.

Hoje considera-se que existam 11 tipos de arte, são eles: música, dança, pintura, escultura, teatro, literatura, cinema, fotografia, história em quadrinhos (HQ), jogos eletrônicos e arte digital.

                             1ª arte: Música

Capa do álbum Sargent Peppers, do célebre grupo britânico The Beatles

A música é um tipo de arte que utiliza a combinação de sons como matéria prima. Através do ritmo, harmonia e melodia, os artistas compõem canções capazes de marcar profundamente a vida das pessoas.

São muitos os estilos de música que existem, como exemplo o rock, reggae, samba, sertanejo, jazz, músicas folclóricas, entre tantas outras vertentes.

Aproveite as nossas dicas de músicas:

·         Músicas famosas de cantoras brasileiras

·         Músicas do rap nacional que vão fazer você pensar


                             2ª arte: Dança

                          A companhia brasileira de dança Grupo Corpo durante apresentação

A dança é uma das expressões mais antigas da humanidade, sendo que na pré-história era executada em ritos cerimoniais, com o intuito de conectar-se com o divino.

É provável que tenha surgido junto com a música e é geralmente executada seguindo um ritmo e cadência musical, mas pode também ser realizada sem som.

Leia também: Música e vídeo Vai Malandra, de Anitta.

 

                                3ª arte: Pintura

                             Tela da mexicana Frida Kahlo, intitulada As duas Fridas

A pintura é outro tipo de arte que acompanha a humanidade há muito tempo. Os primeiros registros de pinturas datam da pré-história, e podem ser encontrados nas paredes das cavernas, onde eram desenhadas cenas de caça, dança, sexo e figuras de animais.

Considera-se que, assim como a dança e a música, tais manifestações estavam relacionadas à diversos rituais.

A pintura atravessou os séculos e culturas e constitui uma base significativa para que se compreenda sociedades e costumes de épocas passadas. Sendo assim, essa é uma forma importante tanto de expressão quanto de registro histórico.

Você também pode se interessar por:

·         As pinturas mais famosas do mundo

·         Os quadros mais impressionantes de Hieronymus Bosch

·         O que é Pintura? Conheça a história e principais técnicas de pintura


                                   4ª arte: Escultura

 
A escultura O pensador, de August Rodin, é uma das mais conhecida no Ocidente

Esse tipo de arte, a escultura, é também uma manifestação que vem desde os tempos remotos. A peça mais antiga que se tem notícia é a Vênus de Willendorf, encontrada na Áustria e que data mais de 25 mil anos.

As esculturas podem ser feitas de variados materiais, como madeira, gesso, mármore, pedra sabão, argila, entre outros.

Para saber sobre uma das esculturas mais famosas do Ocidente, confira: O pensador, de Rodin.


                              5ª arte: Teatro

                         O teatrólogo brasileiro José Celso, em apresentação no Teatro Oficina

O teatro mais próximo do que conhecemos atualmente teve origem na Grécia Antiga por volta do século VI a.C. Entretanto, essa arte já era praticada de outras formas em diversas sociedades.

Leia também: Auto da Barca do Inferno, de Gil Vicente.

                               6ª arte: Literatura

                      O escritor colombiano Gabriel Garcia Marquez com seu livro Cem anos de solidão

A literatura é uma manifestação artística em que a palavra e a imaginação tem igual peso. Grandes obras literárias foram feitas com base em uma reinvenção da realidade.

É o caso da produção do grande escritor colombiano Gabriel Garcia Marquez, com seu "realismo fantástico".

Confira as nossas dicas de leitura nos links abaixo!·         Clássicos da literatura mundial que você não pode deixar de ler.

·         Melhores livros da literatura brasileira

Poema "E agora, José?" de Carlos Drummond de Andrade


                             7ª arte: Cinema

O garoto Vinícius de Oliveira contracenando com a renomada Fernanda Montenegro em cena do filme Central do Brasil

A linguagem do cinema surgiu a partir da fotografia. A invenção da chamada 7ª arte é atribuída aos irmãos Auguste e Louis Lumière. Eles foram os responsáveis pela primeira exibição de uma película, no ano 1885, em Paris, no Grand Café.

As cenas apresentadas tinham em torno de 40 segundos e as que ficaram mais conhecidas são "A saída dos operários da Fábrica Lumière" e "A chegada do trem à Estação Ciotat".

Hoje, o cinema é uma das formas mais apreciadas de entretenimento no mundo.

Acesse também esses artigos que preparamos sobre cinema:

·         Bacurau: analise do filme

·         O universo fascinante de Quentin Tarantino

                        

                            8ª arte: Fotografia

                                   Fotos de Steve McCurry da mesma moça afegã

A fotografia foi inventada em meados do século XIX. A princípio era utilizada com o intuito de "copiar" a realidade e era um recurso recorrente para a elite a fim de eternizar em papel seus retratos.

                       9ª arte: História em Quadrinhos (HQ)

                                    HQ Persépolis, da iraniana Marjane Satrapi

A hiistória em quadrinhos foi criada, da forma como conhecemos, pelo americano Richard Outcault entre 1894 e 1895. Nessa época, ele publicou em revistas e jornais uma narrativa contando sobre o Yellow Kid (Menino amarelo).

Nessa tirinha, o personagem era uma criança pobre que vivia em guetos e falava gírias. A intenção do autor era fazer uma crítica social através de uma linguagem coloquial e simples, combinando desenhos e textos.

O artista conseguiu atingir seu objetivo, tanto que, hoje em dia, as HQs estão espalhadas pelo mundo como uma forma importante de comunicação de massa.


                           10ª arte: Games

                                  O game Mario Bros é um ícone no mundo dos jogos eletrônicos
  
O universo dos games surgiu para o público na década de 70. Foi com o lançamento do jogo Atari, em 1977, que essa expressão ganhou força, pois a pessoa podia jogar vários jogos utilizando o mesmo vídeo game.

Atualmente, os jogos eletrônicos constituem uma das formas mais utilizadas de diversão e, por conta da tecnologia em constante desenvolvimento, muitos jogos são lançados com frequência.

                               11ª arte: Arte Digital

                                Digital Art Museum, museu no Japão dedicado à arte digital

A arte digital é uma realidade mais recente e cresce a olhos vistos. Essa maneira de produzir arte é aliada à tecnologia e pode ser feita de muitas maneiras, como as grandes projeções ou também através da internet, a chamada web art.

Em Tóquio, no Japão, foi inaugurado um museu dedicado exclusivamente à arte digital, o Mori Building Digital Art Museum, que conta com mais de 50 obras tecnológicas,

 

Se quiser saber mais sobre Arte acesse:

https://www.culturagenial.com/tipos-de-arte