Carlos Drummond de Andrade

quinta-feira, 5 de novembro de 2020

Filme: Patch Adams: O Amor é Contagioso

 

  • BASEADO EM FATOS REAIS
  • PAÍS DE ORIGEM: EUA
  • DURAÇÃO: 115 min
  • GÊNERO: Biografia, Drama, Comédia
  • DIREÇÃO: Tom Shadyac
  • ROTEIRO: Patch Adams, Maureen Mylander, Steve Oedekerk
  • ESTRELANDO:  Robin Williams

 

 FILME: Patch Adams - O Amor é contagioso retrata a história de Hunter “Patch” Adams, que após uma tentativa de suicídio, busca internação em um hospital psiquiátrico. Neste contexto, "Patch" percebe que os profissionais envolvidos no cuidado com os internos demonstram indiferença à condição emocional dos mesmos, e descobre que consegue ajudar os pacientes de forma mais eficaz, com diálogo e humanização, decidindo neste momento que queria se tornar médico, então deixa a instituição e entra pra faculdade de medicina.

Na faculdade se destaca com boas notas e por seus métodos pouco convencionais: fazer rir, com boas doses de carinho e interesse é parte do tratamento.

Com muito humor e irreverência ele conquista simpatias. Aos poucos o ambiente hospitalar adquire um novo aspecto, Patch vai conquistando os pacientes, sejam crianças ou adultos; ao ponto dessa relação carinhosa entre médico e pacientes, tornar-se essencial para o sucesso do tratamento de alguns, ou apenas para amenizar o sofrimento de outros.

Patch Adams descobre que o humor e o carinho podem fazer maravilhas e ajudar a curar pessoas hospitalizadas, mas suas ideias entram em conflito com os defensores da medicina tradicional, inclusive com o Reitor da Universidade; que vai fazer de tudo para afastá-lo da Medicina.

O Amor é Contagioso é um filme baseado em fatos reais, o que o torna melhor ainda, e mostra o quanto a medicina precisa evoluir com relação à humanização, pois é exatamente como mostra o filme, que vemos acontecer em nossos dias, pois os médicos pouco usam da sensibilidade, para lidar com seus pacientes e suas doenças, tradando-as como números, e não como pessoas; falam dos procedimentos que serão realizados, em frente ao paciente sem se dar conta que a pessoa já esta fragilizado pela dor, e que para se livrar desta dor terá que sentir mais dor ainda, o tratamento; sem que haja um diálogo, um olhar ou apoio emocional, para aquele que se encontra fragilizado e impotente diante da doença, a situação é ainda pior quando se trata de crianças ou idosos.                                                                                                                                               

 Disponível no catálogo da NETFLIX                   
   

Para refletirmos:                                                                                                                                                   

Em qualquer profissão ou trabalho a ser realizado devemos fazê-lo com dedicação e bom humor; principalmente quando for lidar com as pessoas. O descaso e a indiferença são danosos à qualquer profissão.

Então tudo que for fazer, faça-o com AMOR!!!!

 

 

 




4 comentários: