Carlos Drummond de Andrade

sexta-feira, 25 de dezembro de 2020

Feliz Natal!!!

                       É NATAL OUTRA VEZ...

É Natal outra vez!

Mas será que o Natal só acontece no dia 25 de dezembro?

Creio que não.

É NATAL...

Sempre que em alguma parte do mundo nasce e renasce o amor!

É NATAL...

Sempre que nos colocamos a serviço da justiça, do amor e da paz!

É NATAL...

Sempre que abrimos a porta do de nosso coração aos que sofrem.

É NATAL...

Sempre que perdoamos a quem nos feriu, nos ofendeu e nos machucou!

É NATAL...

Sempre que a compreensão e a caridade nos tornam irmãos!

É NATAL...

Sempre que batalhamos pela verdade, sem negociar com a mentira.

É NATAL...

Sempre que renunciamos ao egoísmo!

É NATAL...

Sempre que sorrimos para alguém mesmo quando estamos cansados!

É NATAL...

Sempre que enxugamos uma lágrima nos rostos atribulados.

É NATAL...

Sempre que estendemos a mão a quem nos pede ajuda!

É NATAL...

Sempre que agradecemos a Deus o dom da vida!

É NATAL...

Sempre que buscamos alguém para chamá-lo de irmão e tratá-lo como irmão!

É NATAL...

Sempre que deixamos Jesus nascer em nosso coração!

É NATAL...

Sempre que ajudamos Jesus nascer no coração de alguém!

FELIZ NATAL...SEMPRE!

 Hilda Bisaggio

 Feliz natal à todos com quem compartilhamos esse Blog,em tempos tão difíceis; mas que tenhamos fé e resiliência para vencer, e esperar por tempos melhores.

                   

sexta-feira, 18 de dezembro de 2020

Livro: Eve e Adam

 Título: Eve & Adam                                                                                                             Autores: Michael Grant e Katherine Applegate                                                                             Editora: Novo Conceito                                                                                                         Categoria: Ficção científica                                                                                                   Ano: 2014                                                                                                                                   Páginas: 272

Evening Spiker, ou Eve, é uma adolescente normal. Ou quase. Terra, sua mãe, é uma famosa geneticista, dona de um império de laboratórios que encontra a cura de várias doenças e desenvolvimento de vacinas, mas também tem alguns setores meio obscuros nos quais ninguém sabe o que acontece. Nada maternal, ela é uma mulher de negócios impiedosa, por isso mãe e filha não se dão muito bem. 

Certo dia, Eve é atropelada e quase perde a perna. Terra a retira a força do hospital para que se trate nos laboratórios da família. A recuperação da garota é impressionantemente rápida, o que desperta a sua atenção. Mas a mãe a distrai com um novo projeto: Um software sobre genética no qual Eve pode criar o garoto perfeito, tanto física quanto emocionalmente. Ainda em teste, a menina é a cobaia da mãe nessa empreitada que parece divertida e inofensiva. Mas só parece!

Enquanto Eve se recupera e brinca com o programa de computador criando Adam, o garoto dos seus sonhos; Solo, um rapaz que vive e trabalha nos laboratórios, filho dos ex-sócios de Terra, luta para juntar informações que possam desmascarar a geneticista e mostrar ao mundo quem ela realmente é. Mas seus esforços entram em crise no momento em que conhece Eve, e começa a se apaixonar pela filha da mulher que quer destruir.

Enquanto cria seu garoto perfeito, Eve acaba desenvolvendo uma grande cumplicidade com Solo, entre os dois vai surgindo um sentimento até então desconhecido para os dois; e vai metê-los em uma grande e perigosa aventura.

Eve e Adam é uma história surpreendente, divertida e dinâmica; com personagens sinistros, experiências estranhas, segredos e uma pitada de romance... Que vão fazer você refletir sobre o conceito de CIÊNCIA.


O livro é narrado em primeira pessoa, com capítulos que se alternam entre Eve e Solo, o que é ótimo para que nos aprofundemos na personalidade dos personagens. O livro é rápido, com cenas de ação e com uma leitura que voa em suas mãos!

Brincar de Deus tem consequências; e agora Eve vai descobrir até que ponto existe perfeição!

Como seria o Mundo de pessoas perfeitas? Cada um seria a cópia de si mesmo? Qual seria a graça? Será que existe perfeição? Ou cada um de nós é perfeitamente imperfeito?

# LeiaLeiaLeia






Filme: Um brinde ao Natal

Elenco principal:

Josh Swickard como Joseph e Lauren Swickard como Callie

Direção: Shaun Paul Piccinino

Gênero: Romance e drama familiar

Ano: 2020

País de origem: EUA

Um Brinde ao Natal acompanha a história de Joseph, um rico empresário, que está disputando uma grande promoção no trabalho. Sua missão? Ele tem que convencer uma jovem agricultora chamada Callie  a vender as terras de sua família antes do Natal ou o negócio da corporação fracassará e Joseph perderá sua promoção de ouro.

Mesmo a contragosto Joseph parte para o campo, trocando suas roupas da cidade grande por outras com o objetivo de parecer mais realista. Entretanto, quando chega à fazenda, ele acaba sendo confundido com um trabalhador local e ajudante do rancho, e acaba decidindo seguir tal abordagem sem revelar suas verdadeiras intenções. Acontece que isso faz com que ele também acabe se apaixonando por Callie, e o que deveria ser apenas mais um trabalho vira a sua vida de cabeça para baixo e muda radicalmente o seu jeito de encarar a vida.


Filme lindo, traz uma mensagem positiva, a gente assiste empolgado para ver se Joseph vai mudar, se vai deixar de ser esse rapaz sedutor e bom vivant, e como Callie vai resolver seus problemas, pagar as dívidas do Rancho com o Banco, o que parece totalmente impossível. Será que haverá alguma chance dessa família não perder tudo que tem?


quarta-feira, 16 de dezembro de 2020

Onde estudar para o ENEM

Dicas para o ENEM

Com uma rotina de estudos intensa no Ensino Médio, principalmente no último ano, os estudantes em preparação para as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 tiveram que adaptar seu cronograma de estudos depois que as aulas foram paralisadas em todos os estados do país para tentar conter a pandemia do coronavírus (Covid-19).

Inicialmente previstas para novembro, as provas do Enem Impresso e Enem Digital foram adiadas por causa da pandemia da Covid-19. Em julho foram divulgadas as novas datas. As provas impressas serão aplicadas nos dias 17 e 24 de janeiro e a versão digital nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro. Entenda a situação!

As provas do Enem 2020 serão formadas por 180 questões e uma redação, divididas em dois domingos de aplicação, da seguinte forma:

1º dia: Redação; 45 questões de Linguagens e Códigos; 45 questões Ciências Humanas

2º dia: 45 questões de Ciências da Natureza; 45 questões Matemática

Estudar em casa requer ainda mais disciplina do estudante, já que ficar exposto a diversos atrativos fora da rotina comum pode tirar a concentração na hora de estudar. Para evitar que isso aconteça, mais do que nunca, é importante ter um cronograma de estudos para organizar seus horários. Separe um tempo para cada disciplina, resolução de exercícios, tempo de aulas e não se esqueça de reservar um período para lazer, exercícios e descanso.

 Sites para estudar de graça para o Enem 2020

Aproveite o período de isolamento social para focar nos estudos em casa

Estudantes contam com diversos sites com conteúdo gratuito na preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 e assim conseguem se dedicar aos estudos sem sair de casa. Essa alternativa tem sido ideal para ajudar os alunos que estão sendo prejudicados com a suspensão das aulas devido à pandemia do novo coronavírus.  

Diante desse cenário, separamos algumas opções de sites que oferecem planos de estudos com simulados, vídeo aulase-booksgames e muito mais! Confira: 

https://www.maisbolsas.com.br/educacao/enem/4-sites-para-estudar-de-graca-para-o-enem-2020

 Tenha acesso a todo conteúdo educativo do Blog do Enem através do link:

https://blogdoenem.com.br/.

Outros sites para estudar:                                                                                                   http://portal.inep.gov.br/provas-e-gabaritos


https://vestibular.brasilescola.uol.com.br/enem/simulado

Simulado do ENEM 2019

Dicas de como escrever melhor

 









terça-feira, 15 de dezembro de 2020

Poema: Memória

 



Em "Memória", o sujeito poético confessa que está confuso e magoado por amar aquilo que já perdeu. Por vezes, a superação simplesmente não acontece e esse processo não pode ser forçado.

A composição fala daqueles momentos em que continuamos amando mesmo quando não devemos fazê-lo. Movido pelo "sem sentido / apelo do Não", o sujeito insiste quando é rejeitado. Preso ao passado, deixa de prestar atenção ao tempo presente, aquilo que ainda pode tocar e viver. Contrariamente à efemeridade do agora, o passado, aquilo que já terminou, é eterno quando se instala na memória.

adjetivo de dois gêneros
  1. 1.
    que se pode tanger, tocar; sensível, tocável.
  2. 2.
    que se percebe pelo tato; corpóreo, palpável.




sexta-feira, 11 de dezembro de 2020

Livro: A Seleção

 

Título: A Seleção
Autor: Kiera Cass
Editora: Seguinte
Número de Páginas: 368
Ano de Publicação: 2014

 Para 35 garotas A Seleção é a chance de uma vida. Em um futuro distópico em que os Estados Unidos deram lugar ao Estado Americano da China, e mais recentemente a Illéa, um País jovem, onde a sociedade é dividida em castas, a competição que reúne moças entre dezesseis e vinte anos, de todas as partes do país, para decidir quem se casará com o príncipe, é uma oportunidade única de escapar de uma realidade que fora imposta a elas desde o berço. É a chance de ser alçada de um mundo de possibilidades reduzidas para um mundo de vestidos deslumbrantes e joias de valor inestimável; de morar em um palácio, conquistar o coração do belo príncipe Maxon, e um dia ser a rainha.

 Para América Singer, no entanto, uma artista da casta 5, estar entre as selecionadas é um pesadelo. Significa deixar para trás Aspen, o rapaz que realmente ama, e que está uma casta abaixo da dela. Significa abandonar sua família e seu lar, para entrar em uma disputa ferrenha por uma coroa que ela não quer, e viver em um palácio sob ameaças constantes de ataques rebeldes.

Todas as jovens correm para se inscreverem na seleção, afinal essa é a única chance de se tornar uma princesa, e poder viver em um palácio, e proporcionar à família, uma vida cheia de conforto e mordomias.

No entanto, América não vê essa competição dessa forma, ela considera A Seleção apenas um entretenimento para massagear o ego do arrogante e desprezível príncipe; mas pressionada por sua mãe e seu amado, e certa de que não existem chances de ser selecionada, ela também se inscreve para participar da seleção.

Para sua imensa surpresa ( e talvez desespero) América é selecionada e fica entre as 35 finalistas.

Ao conhecer o príncipe Maxon pessoalmente, ela vai mudando de opinião sobre ele; percebendo como é difícil o peso da coroa na vida dele; que ele é bom e generoso, muito charmoso também; e que de certa forma também é forçado pela tradição.

O jovem príncipe sente uma afinidade imediata com América, admira sua franqueza e coragem, além da beleza. Os dois acabam fazendo uma aliança (de amizade), aos poucos  América começa a refletir sobre tudo que planejara para si mesma; e percebe que talvez a vida que sempre sonhou pode não ter comparação com um futuro que ela nunca ousou imaginar.

Dividida entre Aspen, o amor da sua vida, e o encantamento pelo jovem e belo príncipe, América não tem mais certeza dos seus sentimentos. E agora? O que fará? Disputar com outras meninas o coração do príncipe Maxon? Ou voltar para casa, para o seu amor por Aspen?

 

É um livro que vc não vai querer parar de ler até terminar, vai te prender do começo ao fim. Ah, por falar em fim, é uma trilogia, tem continuidade; o primeiro é A Seleção, depois A Elite, em seguida A Escolha.                                                                

 

O sistema de dividir a sociedade em castas ocorria na Índia, antes da independência do país, em 1947. Após essa data, a intocabilidade e a discriminação de castas foram abolidas pela nova Constituição e pregadas fortemente por Gandhi.

Esse sistema tem como principal característica a segregação social, determinando a função das pessoas dentro da sociedade.
Tal segregação resulta em extrema desigualdade social, que é explicada pelo fato de um indivíduo não poder ascender para uma casta superior.

Segundo o governo indiano, o sistema de castas não existe mais no país. Apesar do governo não admitir, a verdade é que esse sistema ainda está presente na sociedade, interferindo diretamente na qualidade de vida da população indiana.

 


quarta-feira, 9 de dezembro de 2020

Vacina da Pfizer/BioNTech contra COVID 19

 

           Eficácia de 95% e negociações no Brasil

vacina Pfizer/BioNTech apresentou eficácia de 95% na prevenção à Covid -19, segundo estudos da fase 3 dos testes do imunizante. Os resultados foram apresentados em novembro. Não houve efeitos colaterais graves nos voluntários.

A vacina da Pfizer/BioNTec é uma das quatro que estão sendo testadas no Brasil, que ainda não fez acordo para adquirir o imunizante. Nesta segunda-feira (7), o Ministério da Saúde divulgou uma nota na qual informou que deve assinar nesta semana o memorando de intenção de compra de 70 milhões de doses da vacina produzida pelas empresas norte-americana e alemã.

Segundo a nota do governo brasileiro, as negociações "avançam" e a vacina deve ser fornecida em 2021. A data, contudo, não foi especificada. Em meados de novembro, o governo brasileiro recebeu executivos da Pfizer para, segundo o Ministério da Saúde, "conhecer os resultados dos testes em andamento e as condições de compra, logística e armazenamento oferecidas pelo laboratório".

 

vídeo abaixo mostra como atua a vacina da Pfizer/BioNTech, que usa tecnologia chamada de RNA mensageiro, diferente das demais. A vacina leva para o nosso organismo uma cópia de parte do código genético do vírus, uma espécie de receita para que nosso corpo produza uma proteína do vírus. A presença dessa proteína desencadeia a produção de anticorpos.

 

'    




segunda-feira, 7 de dezembro de 2020

 


1.      Comemoração do Natal

É uma data muito comemorada e tradicional na maioria das famílias. É muito comum fazer uma ceia com muitos produtos e receitas populares típicas de Natal. Os ambientes são decorados com enfeites natalinos. Entrega de cartões e músicas natalinas também são muito comuns. A troca de cumprimentos desejando um Feliz Natal e a troca de presentes também são particularidades muito agradáveis.

2.      Celebrações Religiosas

Na maioria das igrejas cristãs sejam católicas ou evangélicas, são feitas celebrações religiosas. Leituras de passagens bíblicas são lidas para todos os presentes, como forma de relembrar a importância do nascimento de Jesus Cristo, e de todo o espírito de amor e de fraternidade, além de enaltecer toda a sua influência na mentalidade cristã.

3.      Papai Noel

A figura do velhinho simpático, de barbas longas e de sorriso engraçado é o principal personagem do Natal. O papai Noel, é um personagem histórico infantil, muito requisitado na maioria dos comércios do ocidente. Pois a sua figura fantasia o imaginário infantil. A história do papai Noel foi baseada na vida de São Nicolau, um arcebispo turco. Um santo da igreja católica que viveu por volta do ano de 300 depois de Cristo, e ficou famoso por levar consigo um saco cheio de brinquedos para doar as crianças. E a lenda do bom velhinho se espalhou por todo mundo e transformando o papai Noel no personagem mais famoso do Natal.

4.      Tradições Natalinas

As principais tradições natalinas, hoje em dia, são o comércio de lâmpadas luminosas, os famosos “piscas-piscas”. A montagem de árvores de natal que na maioria das casas são enfeitadas com adornos, representando o nascimento e a vida, sendo que existem grandes árvores montadas na maioria das grandes cidades. Guirlandas (coroas de natal) são confeccionadas e instaladas nas portas das residências, como forma de representar toda a receptividade para esta data tão especial. Outra tradição é a cor vermelha, ela está presente na maioria dos enfeites.

5.      Amigo Secreto

Fazer a brincadeira do amigo secreto é muito comum no Natal, como forma de confraternização entre um grupo de colegas de trabalho ou de familiares.

6.      Estrelas

As estrelas são símbolos muito presentes nas árvores e nas figuras e sua principal representação é a proteção divina. Assim como na história bíblica, os três reis magos seguiram uma estrela para chegar até a manjedoura onde nasceu o menino Jesus.

7.      Montagem de presépios

É muito comum esta representação na época do Natal. A tradição de montar presépios na época do Natal partiu de um santo da igreja católica, São Francisco de Assis. E essa tradição se espalhou pelo mundo inteiro.

8.      Bonecos de Neve

Nos países de temperatura baixa é muito comum a montagem de bonecos de neves em todos os lugares. Sendo muito comum montar o boneco com a própria neve, cenoura (para fazer o nariz) e galhos secos.

9.      Chester

É uma ave preparada exclusivamente para ser consumida nesta época do ano. Sendo que o chester é um frango com maior quantidade de carne do que o normal, o que o faz um alimento diferente e curiosamente só é vendido e consumido na época do Natal.

10.  Peru

Outra ave que só é consumida no Natal, e que curiosamente é vendida com um apito que faz um barulho quando a carne atinge certa temperatura no forno.

Essas são 10 curiosidades do Natal, sendo que existem muitas outras. O importante é estar com a família e comemorar essa data tão especial!

 



sexta-feira, 4 de dezembro de 2020

Livro: Tudo e todas as coisas

 

Título: Tudo e Todas As Coisas
Autor: Nicola Yoon
Editora: Arqueiro
Número de Páginas: 280
Ano de Publicação: 2017                                                                                                                                   

 

 Madeline tem dezoito anos e nunca saiu de casa, cresceu sem contato com o mundo exterior. Quando ela ainda era um bebê teve uma crise respiratória e foi diagnosticada com IDCG, uma doença que faz com que sua imunidade seja quase inexistente. Isso significa que qualquer coisa, desde um alimento ou até o ar poluído, pode desencadear uma série de doenças e matá-la. Prezando pela sua saúde, Maddy vive reclusa, compartilhando apenas da companhia da mãe (que também é sua médica), de uma enfermeira que a conhece desde pequena, e de seus amados livros. Parecia bastar. Porém, quando uma nova família se muda para a casa ao lado da sua – e quando ela cruza o olhar com o novo vizinho – a jovem passa a querer mais da vida. Olly é divertido e insistente, portanto logo ele e Maddy se encontram na internet e desenvolvem uma bela amizade. O único problema é que conversar por e-mail , ou através do vidro não será suficiente para esse jovem casal. Decidida a viver pelo menos uma vez, Maddy resolve quebrar várias regras e lutar contra as limitações causadas pela sua doença. Mas, o que ela não sabe é que ao decidir viver vai colocar muito mais do que a sua vida em risco.                                                                                                


Tudo e todas as coisas tem tudo para te encantar, é um livro fofo, repleto de descobertas e sentimentos. A vida sempre irá nos colocar diante de um grande dilema; mas independente dos obstáculos, a VIDA vale a pena.

Leia e se deixe cativar por essa narrativa deliciosa e emocionante!

 

Detalhe: Tem o filme dessa linda narrativa.

 

 

                                                                                                              

quinta-feira, 3 de dezembro de 2020

O Gambito da Rainha

 Direção: Scott Frank, Allan Scott

Categoria: drama

Série de 1 temporada, com 7 episódios

Nacionalidade: EUA

Anya Taylor-Joy como Beth Harmon

Sinopse

 A série acompanha a história de Elizabeth Harmon, ou simplesmente Beth. Quando criança, em meados dos anos 60, ela foi parar em um orfanato no estado do Kentucky (EUA), após perder a mãe em um acidente de carro. Lá, acabou se chocando com um mundo de regras e imposições, também é obrigada a tomar tranquilizantes, assim como todas as outras crianças do lugar; e acaba encontrando no vício um escape, e ao mesmo tempo, um insight para descobrir sua genialidade em jogar xadrez. Ela então conhece o senhor Shaibel, o zelador do orfanato, que percebe sua habilidade; e escondidos no porão do local, como exímio jogador que é, ele lhe ensina as lições básicas de um vencedor no tabuleiro de xadrez.

Quando Beth vai para sua família adotiva, é quando ela acredita que pode fazer do xadrez o seu futuro. Uma metáfora para que, pela primeira vez, ela pudesse escolher seu próprio destino. Nesta parte da trama, também, nos envolvemos com a história de Alma Wheatley, a mãe adotiva de Beth é uma dona de casa feita para ser complacente por seu marido inconstante e aviltante, justamente em um período em que a mulher era extremamente rebaixada pela sociedade.

A partir daí começa sua trajetória nos torneios de xadrez; ao mesmo tempo em que se vê novamente a mercê do vício; através da mãe dependente química de álcool e tranquilizantes.

 Ao se propor a acompanhar a trajetória de Beth, em meio ao mundo do xadrez, você vai embarcar em uma história fantástica; de desafios constantes e muita adrenalina; jogar xadrez exige mais do que as pessoas imaginam: agilidade mental, inteligência e astúcia; É quase como que necessário prever o movimento do adversário. E é incrível como que, de certa forma, os movimentos do jogo podem refletir os movimentos da vida real, representando suas vitórias, mas também suas derrotas. No tabuleiro de xadrez ela sente que está no controle da sua vida. Mas o vício, tanto no jogo, quanto nos remédios, terão consequências graves, que a perseguirão durante a maior parte de sua vida.

Será que o que ela tem de talento, inteligência e perspicácia serão suficientes para vencer no xadrez e na vida, e superar sua história triste e seus vícios?

Na série temos um elenco cativante, que brilha em todos os momentos, um roteiro que intercala perfeitamente o passado e o presente, e ainda aborda o tema tão polêmico como o VÍCIO, os anseios e a necessidade que muitos têm de vencerem sempre; os figurinos são espetaculares, Beth tem a elegância de uma rainha.

 A série nos leva a refletir sobre como é fácil se embrenhar em um vício; e de como pode ser difícil sair. Para todos nós vale como uma lição; que quando nos sentirmos fracos diante de alguma tentação, é sempre melhor evitar, do que remediar. Sempre há maneiras de se divertir e de ter sucesso sem precisar de subterfúgios.

 


Se você assistir, comente se também sentiu vontade de aprender a jogar xadrez.

 Significado de Gambito

Substantivo masculino Estratagema com o objetivo de derrotar o adversário; artimanha. Lance inicial do jogo de xadrez que consiste em sacrificar um peão para adquirir vantagem de posição, ou causar a perda de uma peça importante ao adversário.