Carlos Drummond de Andrade

domingo, 26 de setembro de 2021

Livro: 100 pedaços de Mim

 

Autora: Lucy Dillon

Editora: Arqueiro

Gênero: Romance

Lançamento no Brasil: agosto de 2021

Em 100 pedaços de mim vamos encontrar Gina Bellamy em um momento decisivo em sua vida, tentando juntar seus pedaços, recomeçar...Depois de um fim de relacionamento difícil, Gina ainda está tentando se recuperar e descobrir como viver sozinha. De repente, ela se dá conta de que os objetos aos quais deu valor durante tanto tempo, simplesmente não se encaixam mais em seu novo momento.

Determinada a recomeçar do zero, Gina decide se livrar de todas as coisas materiais, exceto as 100 que considera imprescindíveis.

Mas o que vale a pena preservar? As cartas do único homem que ela já amou? Uma lembrança do pai que nunca conheceu? Ou um vaso de vidro azul que capta perfeitamente a luz do sol entrando pela janela, mesmo nos dias mais cinzentos?

À medida que deixa o passado para trás, Gina relembra tudo de bom que já aconteceu em sua vida e também se reconcilia com as coisas ruins. Só é possível seguir em frente se puder olhar para o passado sem mágoas e ressentimentos.  Durante esse ritual de autoconhecimento, descobre que todos os dias têm algo para ser aproveitado. E quando ela decide fazer exatamente isso, abre espaço para que a magia aconteça...

Nesta história você vai se emocionar com a trajetória de Gina para se reinventar, fazer as pazes com seu passado, resolver questões inacabadas que a impedem de seguir em frente; vai conhecer sua força e sua fraqueza, seus erros e acertos; e principalmente entender que a vida vale a pena, que o dia mais importante é hoje, é agora!

É uma história inspiradora, nos faz refletir sobre a vida, em quantos pedaços podemos nos dividir? Será possível juntar os pedaços?  Guardar memórias ou desfazer-se delas? E se nossos pedaços, assim como cacos, continuarem rasgando a nossa alma?


Você chega ao final da história já sentindo saudades da casa antiga que Gina ajudou a restaurar, ou quem sabe sentindo vontade de adotar um cachorro; sem contar que a autora te dá a possibilidade de interagir com a história. Como? Só lendo para saber!!



sábado, 4 de setembro de 2021


Autora: Tahereh Mafi

Gênero: Romance 

Lançamento: julho de 2021

Editora: Universo dos Livros



Quando duas pessoas vêm de origens conflitantes entre si, será que o amor é suficiente para superar o choque cultural? Um romance comovente sobre medo, amor e o impacto devastador do preconceito. 

Após os atentados de 11 de setembro de 2001, os Estados Unidos da América passam por um momento muito turbulento. Mais turbulento ainda para alguém como Shirin, uma garota muçulmana de 16 anos que está cansada de ser estereotipada, principalmente pelos colegas da Escola onde estuda. Shirin não se surpreende mais com as atitudes horríveis das pessoas. Está cansada dos olhares atravessados, dos comentários degradantes – até mesmo da violência física – que ela suporta como resultado de sua etnia, de sua religião e do véu que ela usa todos os dias. Para se proteger de tudo isso, ela constrói barreiras ao seu redor e não permite que ninguém se aproxime dela o suficiente para machucá-la. Mas tudo muda quando Ocean James surge em sua vida – a primeira pessoa que realmente demonstra querer conhecê-la de verdade. E isso a apavora, pois eles parecem vir de dois mundos irreconciliáveis. Shirin está com a guarda levantada há tanto tempo que não tem certeza se será capaz de baixá-la.


Autora da série 'Estilhaça-me' Tahereh Mafi apresenta ao público uma história baseada na sua própria experiência de vida. O livro é uma trama ambientada nos Estados Unidos, logo após os atentados de 11 de setembro. É focado na vida de Shirin, uma adolescente mulçumana que é americana, mas que devido ao atentado terrorista de 11 de setembro, passou a ser alvo de xenofobia por onde quer que ela fosse. Esse romance aborda e discute temas muito importantes sobre racismo, representação, divergência cultural e intolerância.  É um romance com uma pegada mais contemporânea e realista do que os seus trabalhos anteriores. É uma história linda: é terno e arrebatador ao mesmo tempo; vemos o despertar de uma paixão mais forte do que todas as convenções socias, um sentimento tão intenso, que quando está lendo você consegue imaginar as sensações. 




Filme: Mimi



Gênero: Drama

Ano de lançamento: Ramake 2021

Origem: India

Atores John (Aidan Whytock)

Summer (Evelyn Edwards),

Mimi Rathore (Kriti Sanon)


No filme indiano Mimi, acompanhamos o casal John e Summer, que está tentando sem sucesso ter um filho. Para tentar realizar esse sonho, os dois visitam o estado de Rajasthan, no Norte da Índia, atrás de uma barriga de aluguel, ou seja, de alguém que esteja disposta a gerar o filho deles.

 Chegando lá, John e Summer conhecem Mimi Rathore, uma dançarina local que sonha em se tornar uma estrela de Bollywood. Por estar com problemas financeiros — O que a  impede de perseguir seus sonhos —, Mimi acaba aceitando a oferta do casal, por uma excelente proposta financeira, mas agora precisa esconder dos seus pais a gravidez. Porém, a situação toma um rumo inesperado, com   uma notícia relacionada à gestação, que abala o casal: a criança, ainda na barriga, é diagnosticada com Síndrome de Down.Agora, o casal precisa escolher entre aceitar e criar a criança ou fugir deixá-la com Mimi, o que certamente arruinaria os planos profissionais da jovem e ameaçaria a relação dela com sua família.

O filme- ramake do original lançado em 2011_ é divertido, dramático e comovente, essa mistura de drama e comédia funciona muito bem no filme. Há grandes chances de ele arrancar de você não apenas lágrimas, mas também gostosas e descompromissadas risadas. O filme nos passa uma mensagem muito importante no final. Confesso que me surpreendi de forma positiva, com o desfecho de uma história tão complexa: que envolve maternidade e barriga de aluguel, e as consequências inesperadas que podem surgir desse enredo. Recomendo veementemente esse filme, garanto que você vai se emocionar, dar boas risadas e se surpreender com o desfecho dessa história.