Carlos Drummond de Andrade

sexta-feira, 25 de junho de 2021

Livro: O Caminho para Casa

 Autora: Kristin Hannah

Editora: Arqueiro

Gênero: Romance e drama

Ano: 2012

Jude sempre colocou as necessidades de seus filhos em primeiro lugar, e o resultado disso é que os gêmeos, Mia e Zach, são adolescentes felizes. Será?  Ela é uma mãe presente e amorosa, e acha que está sempre no controle. Mia sempre foi aquela menina quieta, sem amigas; que só tinha a atenção dos colegas por ser a irmã do Zach, o garoto mais popular do colégio.

Por outro lado, conhecemos a Lexi, uma menina que tem um passado bem conturbado. Foi criada em lares adotivos temporários e depois de anos, descobriu que havia uma tia que estava disposta a acolhê-la. Com isso, ela vai morar com sua tia em Pine Island e começa a frequentar o mesmo colégio que Mia e Zach. É o começo de uma grande amizade entre Lexi e Mia. Jude, logo de cara vê o quanto a amizade de Lexi se torna importante para seus filhos. Inevitavelmente Zach e Lexi se apaixonam, e os três se tornam companheiros inseparáveis.

Jude sempre fez o possível para que os filhos não se metessem em encrencas, mas o último ano do Ensino Médio, com suas festas e descobertas, é uma verdadeira provação; então toda vez que os filhos vão sair de casa, ela não deixa de se preocupar.

Então, em uma noite de festa, uma decisão inconsequente dos jovens, muda completamente o destino de todos; e cada um deles terá que enfrentar as consequências: encontrar um jeito de esquecer, ou criar coragem para perdoar.

O que fazer da vida quando não é mais possível voltar atrás?

 

 

O Caminho para Casa é um livro emocionante!! Desde já aviso: indico essa leitura mil vezes, mas fique preparado(a) para ser devastado(a) pelas emoções.

Um minuto, e tudo muda drasticamente...

É um livro que aborda questões profundas sobre a maternidade, adolescência, identidade, amor e ódio; esperança e perdão.

Esta autora consegue nos surpreender mais de uma vez nesta história; em um determinado momento do livro VOCÊ NÃO CONSEGUE ACREDITAR no que está lendo!!! Depois você não consegue mais parar de ler, porque ninguém perde completamente a esperança...e passamos a leitura nos agarrando nessa esperança, de que nem tudo está perdido...

 Só gostaria de deixar um lembrete para você, jovem leitor: ouça os seus pais quando sair de casa para festas; tome cuidado!! Esta é uma história de ficção, mas poderia facilmente ser uma história real. 


Filme: Amor.com

Gênero: Comédia romântica

Elenco principal: Isis Valverde como Katrina e Gil Coelho como Fernando

Ano: 2017

Quando Katrina se vê em um problema daqueles em que um boy que ela ficou tirou algumas fotos comprometedoras sua enquanto dormia e mandou para os amigos, ela decide procurar o Fernando para tentar que essas fotos não se espalhem na rede. Katrina é uma famosa blogueira de moda, que dita tendência no mercado brasileiro; por outro lado, Fenando é um vlogueiro de um canal de videogames, estilo nerd, que ainda não é muito famoso, mas que já faz algum sucesso.

Eles se conhecem por acaso, quando katrina precisa de sua ajuda para evitar que fotos comprometedoras dela se espalhem pelas redes sociais. A partir daí, os universos se misturam, e o amor vai rolar; mas a convivência vai revelando inúmeras diferenças: enquanto Katrina se preocupava mais com a aparência, Fernando queria apenas fazer o que gostava, sem se preocupar com as opiniões dos outros. Portanto, para ficarem juntos eles vão enfrentar situações inimagináveis e surpreendentes!

Eu achei o filme muito legal, sem contar que retrata um fato que vem acontecendo muito na vida real, que é a propagação de fotos intimas e informações que viralizam nas redes sociais, como se a internet fosse terra de ninguém. Creio que é preciso tomar cuidado com as redes sociais, com a veiculação de informações, que podem ser fake News, e causar problemas para quem compartilha essas informações.

Por isso, fique atento ao compartilhar imagens e informações.





sexta-feira, 11 de junho de 2021

Livro: "Aos Perdidos, com Amor"

Título: Aos Perdidos com Amor 

Autora: Brigid Kemmerer

Editora: Plataforma 21

Número de páginas: 456

                                  Foto de Mila Ferreira http://www.delivroemlivro.com.br/

O livro “Aos perdidos, com Amor” tem como foco a história de dois adolescentes: Juliet Young e Declan Murphy. Juliet sempre escreveu cartas para sua mãe, que trabalhava como fotojornalista e vivia viajando pelo Mundo por conta disso. Mesmo após a morte de sua mãe, ela continuou escrevendo cartas. Agora, ela as deixa no cemitério e é a única maneira que ela encontra de libertar todos os seus sentimentos e até mesmo para não se perder de si mesma.

Por outro lado, temos Declan Murphy: aquele adolescente típico, aparentemente rebelde. Apesar da sua aparência durona e de não ter muitos amigos, ele se sente completamente perdido. Enquanto cumpre pena prestando serviço comunitário no cemitério local, os fantasmas do seu passado sempre aparecem para assombrá-lo.

E é nesse trabalho que Declan encontra uma carta no túmulo. Meio desconcertado, acaba lendo e sentindo toda a dor que está ali presente. Aquelas palavras são praticamente o que ele também sente. Assim, mesmo sem conhecê-la, ele responde a carta e coloca no mesmo lugar.

É através dessa resposta que uma troca de correspondência começa a acontecer entre eles. Eles não se conhecem, não falam seus verdadeiros nomes, mas compartilham da mesma dor. O que eles não sabem é que estão mais próximos do que são capazes de imaginar. 

Eles estudam na mesma escola, porém são tão diferentes que sempre se repeliram. E agora, sem saber, trocam os segredos mais íntimos. mas aos poucos, a vida real começa a interferir no universo particular das confidências. E isso pode separá-los ou uni-los para sempre. Entre cartas, e-mails e relatos, a autora constrói uma trama intensa, repleta de descobertas e narrada pelos dois personagens. Uma história de amor moderna de arrebatar o coração. 

 

                                     Foto de Mila Ferreira http://www.delivroemlivro.com.br/

 O livro é lindo, impactante, forte. Sim, é um livro juvenil, que conta a história de dois adolescentes muito diferentes que eventualmente se apaixonam em circunstâncias fora do seu cotidiano habitual, assim como centenas de outros livros do gênero. Mas, apesar de todo esse clichê, o livro tem uma trama envolvente e única, também nos mostra como os adolescentes são vulneráveis, ainda não dão conta de tomar suas decisões sozinhos, que precisam da orientação de seus pais, que a melhor atitude, em casa de problemas, é um diálogo aberto na família, e que os pais saibam se conectar com seus filhos, serem responsáveis, e não permissivos, pois os adolescentes estão ainda aprendendo a lidar com o mundo dos adultos, e são suscetíveis a vivenciar traumas.



Filme: Endless Love ( Amor sem Fim)

 Título original: Endless Love (remake)

Gênero: Romance e drama


Ano: 2014


Origem: EUA

A dica de filme dessa semana é o “Endless Love” (Amor sem Fim). Uma história de amor mais forte do que a razão. Conta a história de Jade, uma jovem superprotegida pelo pai, que depois da morte prematura de seu irmão mais velho, decide se fechar para a vida, e se dedicar apenas aos estudos e ser aprovada na faculdade de medicina. Nem ela própria tinha noção do seu isolamento, só no dia da formatura ela se deu conta de que não tinha amigo nenhum, apenas familiares; é então que ela conhece David, um rapaz humilde e com um passado um tanto conturbado, que já a admirava à distância e nutria por ela uma paixonite. Apesar das repreensões e preconceito do pai, Jade mergulha de cabeça nessa paixão, a qual faz com que ela não pense em mais nada além de seu novo amor.

 Parece apenas mais um romance clichê, como muitos outros que estamos cansados de assistir. Mas a história trata daquelas paixões ardentes que todos os jovens sonham sentir um dia, sabe?

De uma forma singela e até mesmo ingênua, o filme nos mostra que o verdadeiro amor não tem hora e nem data de validade, que é possível encontra-lo no auge da juventude, e por mais obstáculos que surjam, esse amor sobreviverá a tudo, e apenas se fortalecerá nas adversidades. Será que o amor entre Jade e David conseguirá ser mais forte que as barreiras sociais e a discriminação?


Esse filme é um remake de um filme clássico de romance dos anos 80, e que na época foi um sucesso de bilheteria. Eu já assisti o original, mas confesso que prefiro essa nova versão, onde Jade não é só uma menina bobinha e influenciável.

O mais legal que achei neste romance, é que vai muito além da relação garota e garoto apaixonados. Com David Jade descobre as alegrias mais simples da juventude, que ela abriu mão, por traumas familiares.


Acho que você vai amar assistir um filme fofo, pode ser um programa legal para o dia dos namorados.

 



domingo, 6 de junho de 2021

Dia Mundial do Meio Ambiente- 05 de junho

 

Dia Mundial do Meio Ambiente é celebrado no dia 5 de junho, foi criado pela Assembleia Geral das Nações Unidas na abertura da Conferência de Estocolmo, na Suécia, cujo tema central foi o Ambiente Humano.
Todos temos como contribuir – direta ou indiretamente – para que as sociedades caminhem rumo à sustentabilidade e para que a harmonia entre o desenvolvimento socioeconômico e a conservação da natureza deixe de ser mera utopia.
O meio ambiente envolve todas as coisas com vida e sem vida que existem na Terra ou em alguma região dela e que afetam os outros ecossistemas existentes e a vida dos seres humanos.

Como preservar o meio ambiente?

A preservação do meio ambiente depende muito da sensibilização e participação de todos os indivíduos de uma sociedade. A cidadania para a preservação do meio ambiente deve contemplar atividades e noções que contribuem para a conservação do meio ambiente.
Desta forma é importante instruir e educar os cidadãos de várias idades, através de formação de consciência nas escolas e em outros locais.

Preservação ambiental através da sustentabilidade

A sustentabilidade ambiental e ecológica é a manutenção do meio ambiente do planeta Terra, é manter a qualidade de vida e manter o meio ambiente em harmonia com a existência das pessoas.
O próprio conceito de sustentabilidade é para longo prazo, significa cuidar e preservar todo o sistema para que as gerações futuras também possam aproveitá-lo.
A sustentabilidade se refere às diversas medidas e estratégias que podem ser adotadas pela sociedade para que o meio ambiente seja preservado e seja considerado sustentável. Isso significa que devem ser encontradas formas de ação que permitam a coexistência das pessoas com a preservação do meio ambiente para que os recursos naturais não se esgotem.

Exemplos de como preservar o meio ambiente


São algumas medidas de sustentabilidade e preservação do meio ambiente:
·         evitar todo tipo de poluição nas águas dos rios, mares, oceanos e lagos,
·         separar o lixo orgânico do lixo reciclável e os diferentes tipos de lixo reciclável,
·         fazer o consumo consciente de recursos como água e energia elétrica,
·         evitar desastres ecológicos, como queimadas, derramamentos de óleo nas águas, desmatamentos e morte de animais,
·         diminuir a poluição e a emissão de gases poluentes,
·         usar energias reaproveitáveis e renováveis, como a solar, eólica (do vento) e hidrelétrica (das águas),
·         diminuir o consumo de alimentos e de produtos industrializados,
·         usar meios de transporte alternativos e menos poluentes, como a bicicleta e os transportes públicos,
·         construção de casas sustentáveis, que sejam preparadas para o uso de energias alternativas e renováveis.
SAIBA MAIS:

Dia Mundial do Meio Ambiente 2021, artigo de Juacy da Silva

Combater a degradação ambiental e restaurar os ecossistemas, como pretende a ONU, exige de cada pessoa muita coragem, ação e espírito de luta individual e coletiva

O mundo, o planeta terra, como obra de um Criador Supremo, como acredita a grande maioria da população, através dos mais variados credos e sistemas religiosos, como o espaço em que vivemos temporariamente, enquanto durar nossa existência/permanência terrestre deve ter como farol a iluminar-nos, como paradigma a reger nossas relações globais (Deus/Divindade, ser humano, natureza) sempre e tão somente o BEM COMUM, garantindo a todas gerações, presentes e futuras, o direito a um meio ambiente saudável, que possibilite uma boa qualidade de vida e respeite a dignidade de todas as pessoas (ECOLOGIA INTEGRAL) e não apenas alguns privilegiados, como acontece atualmente.

SAIBA MAIS:





sexta-feira, 4 de junho de 2021

Livro:O Garoto do Cachecol Vermelho

 

Autor(a): Ana Beatriz Brandão
Editora: Verus
Ano: 2016                                                                                                                                               
Gênero: romance e drama


O garoto do cachecol vermelho traz uma história comovente, recheada de drama, suspense e romance. Esta história intensa e apaixonante vai conquistar a todos com os altos e baixos da vida de personagens incríveis e extremamente complexos.

.Melissa é jovem, talentosa, bonita, rica, preconceituosa e extremamente irritante. Por causa da distância da mãe (que vive para o trabalho), a jovem não tem limites e acha que pode ter tudo o que deseja – muitas vezes o dinheiro em abundância traz essa sensação, não é mesmo? Suas amizades são superficiais, seu namoro é de aparências, sua rotina é esbanjar dinheiro e festar como se não houvesse amanhã, e sua única paixão verdadeira é o balé. Mel dança desde pequena e sonha em conseguir uma vaga em Juilliard, uma das mais conceituadas escolas de dança do Planeta. Atualmente ela está trabalhando duro para conseguir uma audição e não tem tempo para mais nada… isso até Daniel aparecer em seu caminho. Dani é um musicista talentoso, é o oposto de Mel: carinhoso, sorridente, amoroso e livre de julgamentos ou preconceitos, ele simplesmente é um rapaz bom de coração, que faz de tudo para ajudar as pessoas ao seu redor. Vale lembrar que os opostos se atraem...

Aonde quer que vá, Daniel leva seu sol particular e ilumina a vida das pessoas. Por isso, quando é confrontado pela antipática e arrogante Melissa, ele resolve que talvez valha a pena salvar a garota dela mesma.

 Depois de um acordo inesperado, Melissa e Daniel vão passar vários dias juntos – e todo dia, mesmo a contragosto, ela vai aprender mais sobre si mesma e as pessoas ao seu redor. Enquanto Mel aprende dar valor à vida, ao mesmo tempo encontra em Daniel a força para superar seus medos; e nós, leitores,  mergulhamos em um romance cativante e emocionante, que reserva muitas surpresas e mistérios.


Além do romance entre Melissa e Daniel, a autora desenvolve de maneira bastante sutil, mas não de forma monótona, sobre a Esclerose Lateral Amiotrófica, ou ELA, doença essa que passa a fazer parte da vida da protagonista e que a ajuda na construção do seu novo caráter. Além desta doença, o livro aborda também temas como violência sexual, preconceitos e bulimia.


Confesso que no começo do livro achei Mel uma garota insuportável, e ainda acha que está certa; ela é infantil, egoísta e muito preconceituosa; mas também fica bem notável que ela é muito sozinha, ignorada pela mãe, órfã de pai, filha única, e sem limites; mas é possível que ainda haja esperança para essa garota; se Dani acredita que há como salvá-la... Será que podemos acreditar também?


Espero que O Garoto do Cachecol Vermelho toque seu coração, assim como tocou o meu, e que possa mudar pelo menos um pouquinho a forma como você enxerga o mundo; a reclamar menos, e agradecer mais.

                                                 Desenho feito por Tatiana Gonçalves





Filme: Teoria de Tudo

Gênero: Biografia e drama

Lançado: janeiro de 2015

Elenco principal: Eddie Redmayne com Hawking e Felicity Jones como Jane

Baseado no livro escrito por Jane Hawking

 

 Baseado no livro My Life with Stephen ( Minha vida com Stephen), escrito por Jane Wilde Hawking, o filme A Teoria de Tudo se empenha em mostrar o relacionamento entre o astrofísico Stephen Hawking e Jane, que foi sua esposa durante 30 anos. No começo do filme, vemos cenas de Hawking se divertindo com seus amigos da faculdade, como qualquer outro jovem de sua idade, e também começamos a compreender suas teorias sobre Buracos Negros. Mas não pense que verá muito sobre a genialidade de Stephen ao assistir a trama: o longa é focado no relacionamento dele com sua esposa, a qual conhece em uma festa e se apaixona à primeira vista.

Ao 21 anos, Hawking começa a ter problemas para segurar canetas e até mesmo andar. Quando decide procurar um médico, descobre que possui uma doença degenerativa do sistema nervoso, Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA), e que possui apenas dois anos de vida. É aí, então, que o filme realmente começa, e vemos um Stephen totalmente abatido.

Depois da negação da doença, o jovem gênio aceita os cuidados de sua bela esposa, mas se nega a consultar outros médicos. Precisando de ajuda para falar, comer, se trocar e fazer qualquer outra coisa considerada básica para a maioria das pessoas, surpreende o fato de que durante o auge da doença ele consegue ter três filhos com Jane.

 A história é contada pela luz da genialidade e do amor que não vê obstáculos. Quando Jane conhece Stephen, percebe que está entrando para uma família que é pelo menos diferente, com grande sede de conhecimento.

O casal real e o casal do filme
 


Conheça a história de Stephen Hawking, um dos maiores gênios da nossa era; cientista e autor de sucessos, como: “Uma breve história do tempo”. Que já vendeu mais de 25 milhões de exemplares. Diagnosticado com Esclerose Latera Amiotrófica aos 21 anos, enquanto conhecia a jovem e tímida Jane. Hawking superou todas as expectativas dos médicos sobre suas chances de sobrevivência, a partir da perseverança de sua mulher.

Mesmo sabendo da condição de Stephen, Jane seguiu firme na decisão de compartilhar a vida com aquele que havia lhe encantado; ela nos mostra uma história tocante, narrada sob um ponto de vista único.

Stephen Hawking chega o mais próximo que alguém já conseguiu explicar o sentido da vida, enquanto Jane nos mostra a capacidade de amar e superar limites em nome daqueles que escolhemos para compartilhar a vida.



Um pequeno resumo da trajetória de Stephen Hawking

Hawking se tornou um dos cientistas mais conhecidos do mundo ao abordar temas como a natureza da gravidade e a origem do universo. No final da década de 1960, ganhou fama com sua teoria da singularidade do espaço-tempo, aplicando a lógica dos buracos negros a todo o universo.

Ele detalharia o tema ao público em geral no livro "Uma breve história do tempo", best-seller lançado em 1988.

O físico também se tornou um símbolo de determinação por ser portador da Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA) e ter sobrevivido à doença por décadas. Em certo ponto, Hawking movia apenas um dedo e os olhos voluntariamente por causa da ELA.

A cadeira de rodas e a crescente dificuldade para se comunicar não o impediram, no entanto, de seguir sua carreira, já que sua capacidade intelectual permaneceu intacta.

 


quinta-feira, 3 de junho de 2021

Sorteio do Blog Universo Drummond- Maio/ junho e agosto de 2021

 


Parabéns aos sorteados do mês de agosto de 2021!




Parabéns aos sorteados do mês de junho/2021!!



Parabéns a todos os ganhadores!!!!

Fotos enviadas pelas alunas: