Carlos Drummond de Andrade

sexta-feira, 27 de agosto de 2021

Livro: Os Seis Finalistas

 

Autora: Alexandra Monir
Editora: Jangada
Ano: 2017
Gênero: Ficção científica

Foto do Blog: Uma dose de Cacto- Dayhara Martins

Mudanças climáticas devastam a Terra, tornam nosso planeta inabitável, as grandes cidades do mundo estão debaixo d'água. Num último esforço para encontrar um novo lar para a humanidade, a Missão Especial mais audaciosa da história é lançada: a colonização de Europa, uma das luas de Júpiter. Agora, no Centro de Treinamento Espacial Internacional (CTEI), 24 adolescentes brilhantes foram recrutados e se preparam para disputar seis vagas na equipe que deixará para sempre a Terra carregando o futuro da raça humana. Leo, um nadador italiano profissional, não vê a hora de encarar esse desafio, depois de perder a família inteira numa inundação. Já Naomi, uma americana de ascendência iraniana - e gênio da ciência -, tem muitas suspeitas com relação ao CTEI, após uma missão semelhante falhar em circunstâncias misteriosas. Na medida em que o treinamento testa os limites de cada um e a tensão aumenta entre os astronautas, a amizade dos dois se torna essencial para enfrentarem o que está em jogo: a humanidade, a Terra e suas vidas.


Naomi e Leo são nossos protagonistas, dois adolescentes bem distintos, com histórias de vida e objetivos contrários dentro do CTEI, Naomi se destaca por suas habilidades científicas e tecnológicas; ela não quer ser selecionada no final, sua família está viva, não quer deixa-los para sempre; ela tem uma ligação profunda com seu irmão mais novo: Sam; que tem um problema cardíaco grave, tudo que ela quer é descobrir uma cura para seu irmão; já Leo, foi selecionado por ser um excelente nadador, que perdeu toda a família numa dessas inundações. Ele fica surpreso ao ser selecionado, e agora que não tem mais nada a perder, sua única esperança é ser um dos seis finalistas. Durante o treinamento, Naomi acredita que existe muito mais do que o Centro de treinamento quer fazê-los acreditar, ela teme que a missão possa ser muito mais perigosa do que eles dizem, e que a NASA esteja escondendo algo terrível.

Apesar de toda competitividade CTEI Naomi e Leo vão se unir em uma busca perigosa, e a relação entre os dois fica cada vez mais intensa, ela conta com a ajuda dele para descobrir qual é a real intenção dos líderes da Agência Espacial nesta missão. A História é narrada em capítulos alternados entre Leo e Naomi, personagens   que nos cativam desde o início; juntamente com outros tantos adolescentes que estão competindo para ficar entre os seis finalistas.

 Apesar de ser uma obra de ficção científica, nos alerta sobre as condições climáticas do nosso Planeta; se a humanidade não “abrir os olhos e agir” a Terra pode se tornar um lugar inabitável no futuro. FAÇA SUA PARTE!

Esta é uma leitura surpreendente, apaixonante, de tirar o fôlego, uma trama repleta de ação e enigma, que nos deixa ansiosos pela continuação da história...Então super recomendo esta leitura!

Embarquem nesta aventura junto com Naomi e Leo!!

Abaixo o livro que dá continuidade à está história:



segunda-feira, 23 de agosto de 2021

Dia do Folclore Brasileiro- 22 de Agosto

 





Dia do Folclore Brasileiro é comemorado em 22 de agosto. A data foi criada com o intuito de alertar para a importância e valorização das manifestações folclóricas no país.

O dia 22 de agosto se refere à primeira vez em que a palavra folclore foi utilizada para fazer referência aos costumes de um povo. Isso aconteceu em 1846, quando o folclorista britânico William John Thoms (1803-1885) uniu as palavras folk, que significa "povo", e lore, que significa "conhecimento".


                                      História do Folclore brasileiro

Folclore é o conjunto de conhecimentos de um povo, tais como os costumes, crenças, parlendas, contos, mitos, lendas, adivinhas, músicas, danças e festas populares de uma cultura e região. O folclore brasileiro é fruto da união das culturas indígena, africana e europeia.

No Dia do Folclore, costuma-se relembrar os elementos mais importante da cultura popular brasileira, tais como as danças, os ritmos, as festas e os personagens do nosso folclore. Nas danças e ritmos, podem ser citados o frevo, o maracatu, o baião, o forró, a catira etc. Nas festas, costuma-se lembrar a Festa Junina, talvez a principal festa popular do Brasil.

Entre os personagens, estão inseridas as lendas tradicionais de nosso país. As principais lendas são a do saci e do curupira, mas outros personagens importantes do nosso folclore são: a Iara, o boto cor-de-rosa, a mula sem cabeça, o boitatá, o negrinho do pastoreio, entre outros.

O folclore brasileiro é de uma riqueza notável, e isso foi resultado da influência de culturas de diferentes povos indígenas, de diferentes povos africanos e dos europeus, sobretudo dos portugueses. Essa riqueza de histórias, práticas e crendices do nosso folclore começou a ser estudada de maneira organizada a partir do século XIX e hoje é uma importante área vinculada com as ciências sociais e a antropologia.





sexta-feira, 13 de agosto de 2021

Livro: O Sol também é uma Estrela

Autora: Nicola Yoon

Editora: Arqueiro

Gênero: Romance | YA Contemporâneo

Nesta história você vai conhecer Natasha e Daniel, ela é filha de jamaicanos e imigrante ilegal que está prestes a ser deportada com sua família dos EUA; ele é um jovem, filho de coreanos, mas nascido nos EUA, que sonha em ser poeta, mas seu pai insiste para que ele faça medicina.; os dois se conhecem em um dia atípico, em que suas vidas estão prestes a mudar bruscamente.

Natasha, definitivamente, não está tendo um bom dia. Ela e sua família vivem em Nova York e estão a 12h de serem deportados para Jamaica, mas ela não está preparada para dizer adeus. Ela vive nos Estados Unidos desde dos oito anos de idade, já tinha feito planos para o seu futuro e não quer ter que construir uma nova vida em um país que para ela hoje é estranho. Suas tentativas de impedir sua deportação a levam a um advogado de imigração. É em seu percurso que ela conhece Daniel, um jovem coreano bastante charmoso. Ela está indo realizar uma entrevista de admissão para faculdade de medicina, no entanto Daniel não está muito animado. Na verdade, ele nem sabe se quer comparecer, pois sua grande paixão é a poesia. Afinal, é disso que o jovem é feito: paixão. 

                                                    Imagem do Blog Starbooks


De um lado temos um rapaz emotivo, acreditando em sonhos, destino e almas gêmeas. Já, do outro, uma garota cética, que crê apenas na ciência e nos fatos. Natasha é extremamente racional e se tem algo na qual ela está convicta é na impossibilidade de se apaixonar por alguém em um dia. Mas, apesar disso, Daniel está certo de seu propósito em conseguir fazer a moça amá-lo nesse curto período.

Os dois formam um equilíbrio perfeito entre a razão e a emoção, tão importante para que um relacionamento seja saudável. Na real, se você me perguntasse, eu diria que é bem difícil, quase impossível, que essa paixão tão intensa acontecesse assim em apenas um dia. Porém, ao ler o livro, a autora me deixa com a sensação de que isso é realmente possível acontecer e o mais incrível: ela consegue transmitir esse sentimento para o leitor. Despertando na gente essa curiosidade em saber como tudo vai terminar.


                                                                 Imagem do filme

Apesar de ser um romance juvenil, vai muito além disso, e aborda aspectos relevantes que entrelaçam diferentes culturas, imigração, conflitos familiares e como é difícil a trajetória de quem decide deixar o país de origem para tentar a sorte nos Estados Unidos; inclusive muitos brasileiros se lançam nessa aventura de ir ilegalmente para os EUA, em busca de melhores oportunidades; mas é arriscado e difícil viver ilegalmente em um país, sempre com medo de ser pego e deportado; mas por ironia, o povo brasileiro é constituído de imigrantes de várias nações que vieram tentar a sorte aqui.




Prova de Fogo- Uma História de Vida

Origem: EUA

Ano de lançamento: 2006

Gênero: Drama

Atores em destaque: Keke Palmer como AKeelah Anderson

                                      Laurence Fishburne como Dr Larabee (professor)



O filme Prova de Fogo- Uma história de vida- conta a história de uma menina de 11 anos, chamada Akeelah, que tem um grande talento em soletração de palavras. Admirado com essa habilidade, o diretor de sua escola a inscreve num concurso regional de soletração e faz com que ela seja treinada por um professor com PhD em literatura, Dr. Larabee. Enfrentando a objeção de sua mãe, o ciúme de sua melhor amiga, as diferenças sociais, o racismo, o preconceito e as dificuldades no relacionamento com o professor, Akeelah vai passando por todas as etapas do concurso, até ser classificada para a grande prova de fogo de sua vida - a final nacional em Washington.


O filme aborda várias questões enfrentadas pela maior parte das camadas sociais mais carentes, como quando enfatiza a dor pela morte do pai, a ausência e a falta de apoio de sua mãe, a precariedade de condições da escola onde estuda e as diferenças sociais nas relações que se estabelecem com os outros concorrentes da competição.

 Apesar de todas essas dificuldades, Akeelah passa por todas as etapas do concurso até chegar à final nacional em Washington, quando tem a chance de ganhar o título de campeã, junto ao seu maior oponente; um garoto brilhante com o qual, após vários embates, estabelece uma relação de respeito e admiração.

Para vencer as etapas do campeonato de soletração foi necessário mais que determinação, foi preciso, acima de tudo, desenvolver algumas capacidades, e estudar muito; e o mais importante, à medida que vai superando os obstáculos, desenvolvendo capacidades, ela vai influenciando positivamente os que estão à sua volta.

Não tem como assistir esse filme e não se envolver emocionalmente, uma vez que vem à tona, no transcorrer da trama, características tão inerentes ao ser humano, como a superação de obstáculos, a determinação, a insegurança, o medo e o preconceito.


Como é clichê, não posso deixar de comentar, que acredito na capacidade que cada um de nós tem de desenvolver talentos, mas que é preciso, antes de tudo, QUERER VENCER, e depois muita dedicação, estudo e determinação.

SOMOS TODOS CAPAZES!!! VOCÊ É CAPAZ!!! 

Detalhe: como o filme é antigo, esta é uma foto atual da atriz Keke Palmer, que fez o papel de Akeelah.


terça-feira, 10 de agosto de 2021

Dia do Estudante- 11 de agosto



                                      Por que 11 de agosto é o Dia do Estudante?

No dia 11 de agosto, é comemorado, no Brasil, o Dia do Estudante. Essa comemoração acontece desde o ano de 1927 e teve como ponto de partida algo que ocorreu cem anos antes, isto é, em 1827, na época do recém instituído   Império Brasileiro. Em 11 de agosto de 1827, o então imperador Dom Pedro I autorizou a criação das duas primeiras faculdades do Brasil, a Faculdade de Direito de Olinda, em Pernambuco, e a Faculdade de Direito do Largo do São Francisco, em São Paulo.

Dada a importância crucial que as faculdades de Direito tiveram no processo de consolidação do ensino superior e do exercício da vida intelectual no Brasil, grande parte dos responsáveis por “pensar o Brasil”, interpretar nossa história e definir e compreender nossa formação teve a sua base intelectual como bacharéis em Direito.

Sendo assim, em 11 de agosto de 1927, cem anos após a criação das referidas faculdades, houve uma comemoração em homenagem a elas. O advogado Celso Gand Ley, que estava participando das comemorações, sugeriu aos demais participantes que, na mesma data, fosse instituído o Dia do Estudante, já que, mais do que símbolo do início dos cursos jurídicos no Brasil, as faculdades de Direito eram também ícones da história da educação brasileira

                                                      O Perfil do Estudante

O perfil do Estudante, assim como toda a sociedade, vem mudando com o passar do tempo. Hoje pode-se dizer que a facilidade de conseguir material de pesquisa e observação é muito maior, devido a ferramentas como a internet e maior quantidade de livros à disposição do indivíduo. É necessário também, lembrar que com esse aumento, é preciso haver uma maior verificação de conteúdo para possível encontro de erros. São diversas as tipificações de estudantes que podem existir: Estudante de Ensino Fundamental e Médio, um graduando, pós graduando, mestrando, técnico...Mas dentre todos esses, não podemos esquecer daqueles que estudam pelo simples prazer de descobrir coisas novas, adquirir conhecimento, observar coisas novas ao seu redor.

 


 



Biblioteca Virtual Universo Drummond




                                           Biblioteca Virtual Universo Drummond

                                                                                         ⇡

                                                Clique acima e aprecie uma nova leitura.